Nuno Goulart Brandão

Associate Professor
PhD in the Sociology of Communications, Culture and Education from ISCTE (2005); A Master's Degree in Communication, Culture and Tecnologies of Information from ISCTE (2002); and Postgraduate and Graduate Public Relations and Publicity degrees from INP (1991). Author and organizer of more than forty publications and scientific articles in magazines and academic congresses; and mentor of more that sixty already defended Master's and PhD degree theses. He has also sat on the jury for more one hundred and forty Master's and PhD degree defences. A University Professor for 25 years and a Guest Associate Professor at the FCH – Faculty of Human Sciences, UCP – Catholic University of Portugal; and a research member of CECC – Center for Communication and Culture Studies, in the field of MEDTEC – Media, Technology and Contexts since October of 2016. For twenty years (1985-2004), he was a television profissional at RTP where he carried out several roles in the areas of production, director, public relations, marketing and managing the television schedule, as well as one of the general coordinators of Projeto Fénix for restructuring the operator of the Portuguese Public Radio and Television Service.
Paper

A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizações

Nuno Goulart Brandão 2018. Revista Media & Jornalismo - Comunicação Estratégica institucional e Organizacional
Paper

Comunicação Digital e Identidade Responsável: um estudo do papel das relações públicas através dos temas de comunicação digital da Delta Cafés

Nuno Goulart Brandão 2018. Comunicação, Diversidade e Tolerância, Livro de Anais, XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação
Paper

O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores da identidade e cultura da ComOn Group

Nuno Goulart Brandão 2018. Revista de Comunicação Pública
Other

Comunicação 2.0 e Identidade Responsável: um estudo do papel das Relações Públicas através dos temas de comunicação digital da Delta Cafés

Nuno Goulart Brandão 2017. XV Congresso IBERCOM
Book Chapter

A comunicação interna em rede geradora de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet do Grupo PT

Nuno Goulart Brandão 2016. Actas do XI Congresso da LUSOCOM – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação
Other

A Comunicação Organizacional em Contextos de Crise

Nuno Goulart Brandão 2016. Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Educação e Comunicação
Paper

A Justiça Portuguesa e a Sociedade da Informação: os sistemas de informação do Ministério Público

Nuno Goulart Brandão 2016. IBER – International Business and Economics Review
Other

Os Media e o Território Televisivo

Paper

A Comunicação em Rede como veículo de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – estudo de caso: A Intranet do Turismo de Portugal I.P

Nuno Goulart Brandão 2015. Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 5
Book Chapter

A Comunicação Interna e o Intra-Empreendedorismo

Nuno Goulart Brandão 2015. Relações Públicas e Comunicação Organizacional – desafios da globalização - V Volume
Other

Relações Públicas e Comunicação Organizacional – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2015. Escolar Editora
Book Chapter

«A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita»

Nuno Goulart Brandão 2015. Comunicación Actual: Redes Sociales y lo 2.0 y 3.0
Paper

A Comunicação em Rede como veículo de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – estudo de caso: A Intranet do Turismo de Portugal I.P.

Nuno Goulart Brandão 2014. IBER – International Business and Economics Review
Other

A comunicação interna em rede geradora de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet do Grupo PT

Nuno Goulart Brandão 2014. XI Congresso da LUSOCOM – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicación
Other

A Comunicação Mediática no desenvolvimento das Organizações

Nuno Goulart Brandão 2014. Encontro de Gabinetes de Comunicação e Imagem de Organizações de Transportes e o seu relacionamento com os Media
Book Chapter

A importância da Comunicação Interna para a motivação e participação em Organizações Positivas

Nuno Goulart Brandão 2014. Gestão de Recursos Humanos – desafios da globalização - IV Volume
Other

A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet da Danone

Nuno Goulart Brandão 2014. 8 º Congresso da SOPCOM
Book Chapter

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. Actas do Congreso CUICIID 2014 – Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad de Hoy: contenidos, investigación, innovación y docência
Book Chapter

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. Comunicación Actual: Redes Sociales y lo 2.0 y 3.0
Other

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. CUICIID 2014 – Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad de Hoy: contenidos, investigación, innovación y docência
Other

Actividade Policial e os Media em Grandes Eventos Desportivos

Nuno Goulart Brandão 2014. Seminário / Mesa Redonda: Investigação em Grandes Eventos e Actividade Policial
Other

Gestão de Recursos Humanos – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2014. Escolar Editora
Other

Os Media e a Indústria das Notícias

Nuno Goulart Brandão 2014. Encontro de Gabinetes de Comunicação e Imagem de Organizações de Transportes e o seu relacionamento com os Media
Other

A construção social da realidade e a procura de conhecimento nos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2013. Jornalismo Televisivo e Cidadania – Democracia, representação e participação: O real (ainda) mora aqui?
Book Chapter

A Ética e a Responsabilidade Social dos Media – sua importância para a construção social da realidade

Nuno Goulart Brandão 2013. Marketing e Comunicação – desafios da globalização
Book Chapter

A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet da Danone

Nuno Goulart Brandão 2013. 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"
Other

Casos de Estudo – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Paper

Da Performance à Produtividade: a influência do clima organizacional

Nuno Goulart Brandão 2013. IBER – International Business and Economics Review
Paper

Da Performance à Produtividade: a influência do clima organizacional

Nuno Goulart Brandão 2013. in Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 4
Book Chapter

Ética Empresarial

Nuno Goulart Brandão 2013. Excelência Organizacional
Other

Gestão e Estratégia – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Other

Marketing e Comunicação – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Book Chapter

O Comportamento Organizacional como fundamento da Gestão Participativa

Nuno Goulart Brandão 2013. Excelência Organizacional
Paper

Os New Media como instrumento de Comunicação Política: Estudo de Caso das Eleições Legislativas em 2011 na Península Ibérica

Nuno Goulart Brandão 2013. Revista IBER – International Business and Economics Review, nº 4
Book Chapter

As Eleições Legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. Actas do 7 º Congresso SOPCOM
Paper

As Eleições Legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa», in Actas do 7º Congresso SOPCOM, Universidade do Porto, Faculdade de Letras

Paper

Estratégias baseadas na Arquitectura e Processo de Compra das Marcas – Estudo de Caso: relação entre a Identidade e a Imagem de Marca AXA

Nuno Goulart Brandão 2012. Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 3
Paper

Estratégias baseadas na Arquitectura e Processo de Compra das Marcas – Estudo de Caso: relação entre a Identidade e a Imagem de Marca AXA.

Nuno Goulart Brandão 2012. IBER – International Business and Economics Review
Book Chapter

NATO Strategic Communication – The reflection of Crisis in National Newspapers

Nuno Goulart Brandão 2012. The Dialogue Imperative – Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communicat
Paper

O contexto do Jornal das 8 no âmbito dos telejornais da televisão generalista portuguesa», in Actas do 7º Congresso SOPCOM, Universidade do Porto, Faculdade de Letras

Paper

O Espectáculo e o Drama Televisivo – uma abordagem sobre a informação televisiva portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. IBER - International Business and Economics Review
Paper

O Espectáculo e o Drama Televisivo – uma abordagem sobre a informação televisiva portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. Revista IBER - International Business and Economics Review, Nº 3
Other

O Valor dos Valores dos Media

Nuno Goulart Brandão 2012. Ciclo de Conferências Um Dia com os Media no INP
Book Chapter

The bidirectional communication and interaction between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica

Nuno Goulart Brandão 2012. The Dialogue Imperative – Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communication
Paper

The bidirectional communication and interaction between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica

Nuno Goulart Brandão 2012. Livros LabCom
Other

«The Election Campaign in the Portuguese Television News», in Congresso Internacional organizado pela IAMCR, Durban, South Africa

Paper

Gestão de Crises – OTAN: o reflexo da comunicação de crise nos jornais nacionais

Nuno Goulart Brandão 2011. IBER - International Business and Economics Review
Paper

Gestão de Crises – OTAN: o reflexo da comunicação de crise nos jornais nacionais

Nuno Goulart Brandão 2011. Revista IBER - International Business and Economics Review, Nº 2
Other

Nato Strategic Communication – The Reflection of Crisis in National Newspapers

Nuno Goulart Brandão 2011. The Dialogue Imperative. Trands and Challenges in Strategic and Organizational Communication Congress - ECREA / OSCS – European Communication Research and Education Association / Organizational and Strategic Communication Section
Other

O contexto do Jornal das 8 no âmbito dos telejornais da televisão generalista portuguesa», in 7 º Congresso SOPCOM

Other

Responsabilidade Social em Portugal», Editora Bnomics, Lisboa

Other

«As eleições legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa, in 7º Congresso SOPCOM

Other

As Notícias nos Telejornais», Editora Guerra e Paz, Lisboa

Book Chapter

O Jornal 2, da RTP2: apesar de tudo uma Informação de Serviço Público», in Telejornais em Exame, Edições Colibri, Lisboa

Book Chapter

Os Telejornais de Horário Nobre da TVI», in Telejornais no início do Século XXI, Edições Colibri, Lisboa

Other

), «Os intervenientes nas notícias de política nacional e internacional dos telejornais da televisão generalista portuguesa, in 6 º Congresso SOPCOM

Paper

As Categorias temáticas das notícias dos telejornais de horário nobre portugueses», in 6º Congresso SOPCOM e Congresso Ibérico, Universidade Lusófona de Lisboa, in Actas do Congresso

Other

Como está a Europa nos Telejornais Portugueses?», Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: Comunicação, Cognição e Media, apresentado na sessão temática de Estudos Televisivos e realizado na Universidade Católica Portuguesa, Fa...

Paper

Os Intervenientes nas Notícias de Política Nacional e Internacional dos Telejornais da Televisão Generalista Portuguesa, in 6º Congresso SOPCOM e Congresso Ibérico, Universidade Lusófona de Lisboa

Other

«As categorias temáticas das notícias dos telejornais de horário nobre portugueses», in 6 º Congresso SOPCOM

Other

«Os telejornais da televisão generalista portuguesa e o papel do Serviço Público de televisão, in Conferência 50 Anos do Telejornal. Entre o passado e o futuro, organizada pelo Centro de Estudos de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Other

Século XXI – Novas Solidariedades e Incertezas», Ed. Lusófonas, Lisboa

Paper

A Responsabilidade Social da Televisão, Novos Mercados e Incertezas

Nuno Goulart Brandão 2007. Actas do 5 º Congresso SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Paper

Os Media em Portugal - novos Processos Comunicacionais e de Responsabilidade Social

Nuno Goulart Brandão 2007. Anuário da Comunicação 2005-2006 do Observatório da Comunicação (OBERCOM)
Paper

Os Telejornais – encontros quotidianos com a actualidade e para a construção social da realidade

Nuno Goulart Brandão 2006. Actas do IX Congresso Ibero-Americano de Comunicação (IBERCOM)
Other

Prime Time – do que falam as notícias dos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2006. Casa das Letras
Paper

As Categorias Temáticas dominantes nos Telejornais

Nuno Goulart Brandão 2002. Revista Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Nº 1, Publicação ISCTE
Other

O Espectáculo das Notícias – a televisão generalista e a abertura dos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2002. Editorial Notícias