Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento

Contacts

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 217 214 060

More Information

1.ª EDIÇÃO
Início:
 8 de novembro de 2019
Candidaturas até 1 de novembro de 2019


Horário:
6.ªs feiras - 18h00 às 21h00
Sábados - 9h30 às 13h30


Duração do programa: 
123 horas
17 ECTS

Program Description


A Cooperação para o Desenvolvimento consiste no esforço levado a cabo conjuntamente por países desenvolvidos e países em desenvolvimento, com a finalidade de combater as dificuldades económicas e sociais dos últimos de forma sustentável e duradoura. A cooperação significa envolver as populações na definição, planificação e criação do seu próprio futuro, capacitando as pessoas e comunidades para intervirem e liderarem o seu próprio processo de desenvolvimento.

Neste processo, as ONGD surgem como parceiros para o desenvolvimento, tendo um papel importante como facilitadores que cooperam com as comunidades locais no reforço do tecido associativo, no incentivo à participação, na ajuda aos sectores mais vulneráveis da população, na melhoria do acesso aos recursos financeiros e técnicos e na procura e reforço das estratégias de preservação do meio ambiente, elementos fundamentais para a sustentabilidade dos processos de desenvolvimento. O fortalecimento da capacidade técnica e operacional de quem está nesta área é fundamental para a garantia do sucesso das intervenções que se pretendem desenvolver.

A gestão de projetos de cooperação para o desenvolvimento é uma dimensão importante nestes processos, que exige profissionais capazes de compreender os contextos de intervenção, desenhar, gerir e avaliar os múltiplos desafios sociais, culturais e económicos que caracterizam a atual globalização e a arena internacional. Esta pós-graduação visa dotar os participantes das competências avançadas e das ferramentas necessárias para responderem a esses desafios, a partir de uma abordagem integrada e multidisciplinar, equilibrando o conhecimento científico e o trabalho prático.

Sendo a cooperação para o desenvolvimento uma área tão fundamental, a verdade é que escasseiam em Portugal ofertas formativas que se centrem na gestão destes projetos, justificando-se deste modo a apresentação da presente proposta procurando ser uma resposta para essa necessidade.

Pretende-se deste modo, uma formação teórico-prática que contribua para a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de competências na área da gestão de projetos de cooperação e educação para o desenvolvimento, capaz de responder às necessidades manifestadas a nível pessoal por profissionais e agentes da cooperação para o desenvolvimento, mas também ao nível de entidades públicas, privadas e da economia social.

A pós-graduação resulta de uma parceria estabelecida com a Área Transversal de Economia Social (ATES) da Católica Porto, que a concebeu e onde decorreu a 1.ª edição.