Programa Avançado em Comunicação e Marketing de Influência

Program Description


O Marketing de Influência emergiu, nos últimos anos, como uma abordagem indispensável na Comunicação de Marcas em ambiente digital. Com a ascensão das redes sociais, as estratégias de marketing evoluíram significativamente, passando dos modelos tradicionais para um foco na centralidade da pessoa/criador dos conteúdos. Esta mudança reflete uma nova era na Comunicação de (e das) Marcas, na qual características como a autenticidade e a conexão - pessoal - tornam-se essenciais para o sucesso no mercado atual.

Este programa propõe uma abordagem crítica e atual à comunicação mediada pela influência, explorando formatos, plataformas e linguagens próprios de um ecossistema digital em constante transformação.

Da era dos bloggers e embaixadores, em 2014, aos influenciadores digitais e à profissionalização dos criadores de conteúdos, o setor tem evoluído rapidamente. Hoje, os chamados brandfluencers ou creators já não se limitam a criar ou influenciar: constroem as suas próprias marcas, posicionando-se como aliados estratégicos para empresas que procuram relevância, alcance e conexão com públicos segmentados.

Ao longo do curso, será analisada esta evolução da influência digital, com foco nas práticas emergentes e nos desafios éticos, estratégicos e comunicacionais que moldam o presente e o futuro da relação entre marcas, criadores e audiências.