Filipa Brigola

Aluna Finalista

“A licenciatura em Filosofia da Católica tem a virtude de conciliar os benefícios da aprendizagem à distância, conferindo ao aluno a possibilidade de prosseguir o estudo de forma autónoma e permitindo adaptar as exigências académicas à vida profissional, com os benefícios da proximidade do corpo docente e da acessibilidade dos recursos académicos, seja através das aulas presenciais, seja através da disponibilidade dos professores e da relação entre os colegas.

A licenciatura em Filosofia é, além disso, uma boa escolha para quem procura aprender a pensar e a olhar o mundo com espírito crítico e a saber questionar o que parece óbvio e evidente. O aluno é convidado a adotar um olhar filosófico, tanto sobre os problemas mais triviais do dia-a-dia, como sobre as questões mais profundas sobre o ser humano, que aprende através do permanente diálogo com os grandes autores da tradição do pensamento filosófico.”

 

Gilberto Couto

Aluno Finalista

“Estudar filosofia é, para mim, um ato indissociável do viver plenamente, na medida em que me dá uma compreensão mais alargada da realidade e de mim próprio. Não se trata apenas de «conhecer mais», mas de adquirir novos métodos de apreensão do mundo, importantes em qualquer profissão.

Para isso, a sistematização conseguida pelo curriculum do curso é de extrema importância. Suas mais-valias principais são, na minha opinião, tratar-se de um curso plural e abrangente, em termos de conteúdos; ter um corpo docente competente e disponível; e ter uma organização, método e avaliação, nomeadamente o ensino à distância, que permitem articular o estudo da filosofia com as exigências da vida familiar e profissional dos alunos.”

Joana Barata Lopes

Aluna Finalista

“No decurso das nossas vidas, há sempre uma área que nos apaixonou e (culpando o tempo ou a sua escassez) deixamos para trás. Comigo, aconteceu com a Filosofia. A aposta da Universidade Católica no regime b-learning merece-me, por isso, um forte aplauso. Este exemplo de utilização das ferramentas digitais, onde o Ensino ousa inovar, é um contributo ímpar para que as “agendas do dia-a-dia” não sejam impeditivas da concretização da vontade que temos de querer saber mais; aprender novo; pensar melhor. É isso que a Licenciatura em Filosofia tem feito por mim: a perceção (meio deslumbrada) de um crescimento constante - com cada caminho que (re)descubro no pensamento.”

Pedro Abrunhosa

Aluno do 2.º ano

“Ter ingressado na Licenciatura em Filosofia na FCH tem-me proporcionado uma das mais estimulantes experiências de vida. Aprender sempre foi, para mim, o desafio supremo: instigar o pensamento, inquietar, aprofundar. Guiado pela mão experiente dos meus Professores que, de forma exemplar e em regime de b-learning, me acompanham pacientemente em todas as frentes, sinto-me um pouco a ser resgatado à pequenez humana da ignorância. O aconselhamento técnico pela parte discente é extremamente eficaz o que permite, para quem tem uma vida profissional ativa e geograficamente incerta, um pleno aproveitamento de todas as aulas e o usufruto das valências que o ensino à distância permite.” 

Contacts

Communication and Marketing Office - Undergraduate

E-mail: licenciaturasfch@fch.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 217 214 293