Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens - B-learning

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@fch.lisboa.ucp.pt
Phone: (+351) 217 214 060

More Information

3.ª EDIÇÃO
15 de janeiro de 2021

Candidaturas:
1.ª fase: até 16 de novembro de 2020
2.ª fase: 17 de novembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021

Horário:
6.ªs feiras - 18h00 às 21h00
sábados - 9h30 às 13h30

Duração do Programa:
145 horas (12 horas presenciais + 133 horas online)

Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) - 63 créditos

Program Description

A promoção dos direitos e a proteção de crianças e jovens é uma tarefa que, por imperativo ético e legal, compete concomitantemente ao Estado, sociedade civil organizada e aos cidadãos em geral.

A Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens é um programa multi e interdisciplinar que apresenta uma abordagem integradora dos vários níveis de intervenção, da pirâmide da subsidiariedade :

1. Entidades com competência em matéria de infância e juventude, como: centros de saúde, escolas, entidades policiais, autarquias, IPSS, etc.;
  2. Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ);
  3. Tribunais – aos quais corresponde um conjunto de competências ou responsabilidades específicas, que devem ser constantemente atualizadas à medida que também a legislação vai sendo alterada, como tem acontecido nos últimos anos;

Neste sentido, são abordadas as especificidades, os desafios e os modelos de intervenção mais adequados associados às medidas de promoção e de proteção de crianças e jovens em risco em contextos familiares ou em regime de colocação (Acolhimento Familiar, Acolhimento Residencial, Adoção).

Com esta formação pretende-se promover competências, transversais aos diferentes níveis e tipos de intervenção, tais como: gestão emocional e profissional; trabalho em rede;  elaboração e interpretação de relatórios; ou planeamento e avaliação das intervenções - competência essencial para os profissionais que trabalham na área da promoção e proteção de crianças e jovens.

É ministrada em regime de B-learning, decorrendo apenas 12 horas em regime presencial (no início e no fim do curso) e 133 horas em regime online, perfazendo um total de 145 horas letivas.

Testimonial

Dina Paulino

Professora e Coordenadora
"Esta Pós-Graduação veio-me preencher e dar as respostas que ansiava. Hoje sinto-me mais capaz de ajudar tanto os profissionais que me rodeiam como promover a proteção das crianças e jovens nas nossas escolas.”