Conference Cycle | "Jornadas Pandemia e Comunicação"

Wednesday, December 22, 2021 - 17:42

Especialistas em Comunicação, assessores de imprensa, jornalistas e investigadores irão reunir-se para as Jornadas “Pandemia e Comunicação”.

A importância da Comunicação Estratégica, as práticas profissionais dos jornalistas durante a pandemia de COVID-19 e as funções desempenhadas pelos média na gestão da crise pandémica e são alguns dos assuntos que estarão em discussão.

A iniciativa é de um grupo de investigadoras do CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, CECS/Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, CEIS20/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e CECC/Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Ao longo dos últimos meses, este grupo de investigação desenvolveu uma série de estudos que mostram a emergência de um jornalismo que orienta comportamentos, com maior atenção à promoção da literacia em saúde e um “cuidado acrescido com as questões éticas”.

De acordo com um trabalho de investigadores do CECS/Universidade do Minho e do CINTESIS, o jornalismo revelou-se mesmo como “uma arma” no combate à pandemia.

As Jornadas “Pandemia e Comunicação” irão continuar durante 2022, com mais três iniciativas em locais distintos. No dia 26 de janeiro, o CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto será palco da 2.ª Jornada, intitulada “Pandemia e Comunicação – O Olhar dos Jornalistas”.

“Pandemia e Comunicação – O Olhar dos Investigadores” será o tema da 3.ª Jornada, prevista para o dia 16 de fevereiro, no CEIS20/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A 4ª Jornada, intitulada “Pandemia e Comunicação – O Olhar dos Decisores”, irá decorrer no dia 11 de março, no CECC/Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).

Da Comissão Organizadora fazem parte Felisbela Lopes e Rita Araújo (CECS/Universidade do Minho), Olga Estrela Magalhães (CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto), Clara Almeida Santos e Ana Teresa Peixinho (CEIS20/Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Catarina Duff Burnay (CECC/Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa).

As inscrições devem ser realizadas online, através do preenchimento do formulário disponível aqui.

Para mais informações, consulte o site das Jornadas. Veja também o programa da 1ª Jornada e o póster do evento.