Tradutores de LEA pela Ucrânia

Thursday, April 7, 2022 - 16:05

Após a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas da FCH desenvolveu um projeto pedagógico que consistiu na tradução em equipa dos comunicados publicados pelos clubes Pen - “Poets, Essayists and Novelists” sobre o conflito.

Estes comunicados não só informam da posição dos clubes Pen - internacional, da Alemanha e da França  - perante a guerra como também discutem o papel dos escritores como agentes que podem contribuir quer para a reflexão humanista sobre os eventos quer para o empoderamento cultural das vítimas.  

Contando com o apoio do Pen Clube Português, realizar-se-á no dia 8 de abril uma aula conjunta e aberta, às 10h00, na Sala de Exposições para apresentação e discussão das traduções.  

Este projeto pedagógico decorreu no âmbito das disciplinas de Tradução Generalista de Inglês e Tradução Literária de Alemão e Francês e teve como objetivo possibilitar que os alunos treinem e pensem as línguas e a tradução como trabalho de equipa, método de compreensão e questionamento de causas prementes bem como tomada de posição sobre o conflito.