Press News & Events

Nelson Ribeiro: "O grande papel das universidades é contribuir para criar uma sociedade melhor e mais justa"

Tuesday, June 27, 2023 - 09:40
Publication
Diário de Notícias Online

O diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (FCH-Católica), Nelson Ribeiro, fala ao DN sobre os 50 anos da instituição de ensino privada, que se comemoram durante o atual ano letivo.


A Faculdade de Ciências Humanas celebra até ao final do ano letivo 50 anos desde a sua fundação. Quais foram os cinco momentos mais importantes na história da instituição?

50 anos não são fáceis de resumir, mas se tivesse de destacar cinco momentos começaria por 1972, a fundação da própria Faculdade de Ciências Humanas que coincidiu também com a fundação da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa. Um dos novos cursos que a faculdade na altura criou e que foi uma inovação no panorama universitário português foi Gestão e Administração de Empresas. Esse curso veio depois dar origem a uma nova faculdade dentro desta universidade e isto leva-me a uma segunda data, 1991, que nós consideramos como um ano de refundação da FCH, em sequência da saída dos cursos de Gestão e Direito. Além disso, é quando a faculdade passa a ter, a par da sua oferta de Filosofia, uma Licenciatura em Comunicação Social e Cultural, que na época foi a primeira licenciatura da área da comunicação a ter um ensino integrado de línguas estrangeiras.

O ano de 2000 também foi importante devido ao lançamento do nosso Mestrado e Doutoramento em Ciências da Comunicação, que se transformaram num curso "âncora" da faculdade e que depois, mais recentemente, é um dos nossos cursos melhor posicionados em termos de rankings.

Já 2010, foi a criação do Lisbon Consortium, uma rede que junta os programas de mestrado e doutoramento em Estudos de Cultura, com um conjunto alargado de instituições em Lisboa. Este ano permitiu a criação de programas que fazem a interface entre a academia e o mundo artístico e cultural, que hoje leva a que o nosso mestrado seja considerado o terceiro melhor do mundo na área de Arts and Cultural Management.

Por fim, escolho 2021, o lançamento da nossa nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia, porque acredito que é um curso de futuro. Oferece uma formação multi e transdisciplinar e irá contribuir para uma nova geração de líderes que Portugal precisa.

 

Leia a entrevista completa aqui.