Press News & Events

Nuno Goulart Brandão: "O futuro da formação profissional passa pela interligação de saberes"

Wednesday, November 30, 2022 - 11:02
RH Magazine

As circunstâncias vividas nos últimos dois anos foram de grandes transformações na área da formação profissional, mudanças que marcarão o futuro desta área. Houve uma crescente procura num ensino cada vez mais especializado, capaz de acompanhar e responder aos desafios de um mercado de trabalho em constante mutação.

Olhando para as tendências e necessidades do mercado, é possível antecipar áreas que serão fulcrais para as funções profissionais do hoje e do amanhã. A grande tendência, do lado da formação, passará pela criação de cursos inovadores que interliguem diferentes saberes e que, por isso, sejam verdadeiramente diferenciadores no panorama da formação profissional. Do lado das empresas, a tendência será olhar para a formação como forma dos seus profissionais adquirirem conhecimentos em áreas que complementam a sua formação base e que lhes permitam alargar o seu leque de competências, tornando-se assim num ativo mais valioso para as empresas nas quais colaboram.

Havendo uma crescente aposta na formação contínua, o blended learning ganhou também uma forte relevância nos últimos anos, ao permitir a conciliação da formação com a exigente vida profissional.

Na Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, a aposta continuará a ser na interligação da formação presencial e remota, privilegiando um sistema misto. Entre as novidades de 2022/2023, destacamos a Pós-Graduação em Comunicação, Gestão de Assuntos e Cidadania Organizacional, a Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo, a Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável e a Formação Avançada em Jornalismo e Religiões, que vem a propósito da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em agosto de 2023. Para além destas novidades, temos neste momento a decorrer novas edições de cursos que têm tido uma forte procura como é o caso da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica (2.ª edição), a Pós-Graduação em Desenvolvimento Organizacional e Capacitação de Equipas e Pessoas (2.ª edição) e a Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia Positiva (5.ª edição), entre outras.

A nossa aposta continuará focada na criação de formações que interligam de forma inovadora diversas áreas de conhecimento dentro das Ciências Sociais e Humanas e que, por isso, são verdadeiramente interessantes para empresas que procuram diferenciar-se no mercado, bem como para profissionais que ambicionam um crescimento sustentável na sua carreira.

Nuno Goulart Brandão, Coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da FCH-Católica

Ler o artigo na edição de nov/dez 2022 da RHMagazine aqui.