Press News & Events

Conhece as licenciaturas em Comunicação e Línguas da FCH-Católica

Thursday, July 28, 2022 - 01:00
Publication
Uniarea

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) já abriu a 2.ª fase do seu período de candidaturas. Até ao dia 9 de agosto, poderás apresentar a tua candidatura a esta prestigiada instituição de ensino, pelo que achamos importante trazer-te um conjunto de artigos sobre a oferta formativa para o ano letivo 2022/2023. Já divulgámos a nova licenciatura em Filosofia, Política e Economia e a Licenciatura em Serviço Social e, desta vez, trazemos-te duas licenciaturas, tão diferentes, mas com algo em comum – uma diversidade curricular que te permite uma variedade de saídas profissionais apenas proporcionada por cursos com esta estrutura. Referimo-nos, claro, à licenciatura em Comunicação Social e Cultural e à licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas, que celebram 30 anos de existência no Ensino Superior português. Iremos apresentar-te algumas vantagens desta instituição, explicando um pouco em que consistem estas duas licenciaturas, não deixando de apresentar testemunhos reais de alunos que frequentam estes dois cursos. Partimos à descoberta!

Porquê a Faculdade de Ciências Humanas?

A escolha de um curso superior é sempre uma decisão que exige responsabilidade e reflexão por parte de ti, futuro candidato ao Ensino Superior. Mas além da escolha da área na qual gostarias de aprofundar a tua formação, frequentemente te interrogas – qual será a instituição a que me devo candidatar? A FCH-Católica é muito mais do que a licenciatura e por isso damos-te alguns testemunhos sobre a experiência que podes vir a ter:

Nesta faculdade podes contar com:

  • Ensino personalizado e próximo com docentes, colaboradores e antigos alunos;
  • Currículo Transdisciplinar;
  • Escola reconhecida internacionalmente e premiada pelo ranking Eduniversal;
  • Estímulo à criatividade e empreendedorismo;
  • Excelência e rigor na formação;
  • Rede de investigação e de ensino internacionais;
  • Ambiente multicultural;
  • Programas de Intercâmbio e Erasmus;
  • Gabinete de Carreiras com aconselhamento personalizado
  • Estágios Nacionais e Internacionais;
  • Prémios e Bolsas de Mérito atribuídos anualmente aos alunos com elevado desempenho académico;
  • Elevada taxa de empregabilidade.

Licenciatura em Comunicação Social e Cultural

Com uma sólida formação teórica articulada com uma formação prática aplicada às áreas de especialização, a Licenciatura em Comunicação Social e Cultural oferece um plano de estudos adaptado às mais atuais tendências do mercado da Comunicação. Este curso foi recentemente reformulado, para melhor responder aos desafios do mercado. Se ainda não conhecias o plano de estudos (https://fch.lisboa.ucp.pt/pt-pt/undergraduate/programs/licenciatura-em-comunicacao-social-e-cultural), informamos-te que vais experimentar um novo plano curricular, em vigor desde o passado ano letivo de 2021/2022 – novas disciplinas e novas variantes de especialização pensadas nos teus interesses:

  • Media e Jornalismo
  • Comunicação, Marketing e Relações-Públicas
  • Comunicação Cultural e Turística
  • Comunicação Audiovisual e Multimédia

Estou indeciso entre que ramo especializar-me…

Não te preocupes! A Licenciatura está formulada para que no 1º ano tenhas disciplinas pertencentes a um tronco comum, onde irás aprender tudo o que é essencial numa licenciatura desta área. Ao longo desse ano, vais poder explorar os teus gostos e interesses e optar por um dos quatro ramos de especialização, que introduzem disciplinas optativas de acordo com a área que mais te interessa. Além disso, poderás desde já consultar a informação disponibilizada na secção “Porquê” encontrada na descrição de cada um dos ramos no site oficial da FCH.

Para que não te restem quaisquer dúvidas sobre este curso, o Tomás Campos – aluno que completou agora o 1º ano deste curso, respondeu-nos a algumas perguntas:

1) O que te levou a escolher a tua licenciatura?

A minha licenciatura na FCH pareceu-me ser a mais completa e a única que fazia jus ao meu gosto por comunicar. Seja por existir a possibilidade de me especializar na vertente que me é mais querida, seja por ser uma licenciatura completamente personalizável, ou inevitavelmente, pelo valor que a Universidade Católica tem a nível nacional e internacional. Ter escolhido o curso de Comunicação Social e Cultural foi a decisão mais acertada que podia ter tomado para começar a minha vida universitária.

“Na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, além de construirmos uma grande família, sentimo-nos mesmo muito preparados para quando acabarmos a licenciatura.”

2)  Como é a relação professor-aluno?

Esta foi talvez a coisa que mais me surpreendeu. Bastou-me a primeira semana de aulas para perceber que a proximidade do corpo docente é uma realidade  na minha faculdade. Na segunda aula os professores já sabiam a maior parte dos nossos nomes e nós já sentíamos que podíamos contar com eles para qualquer coisa que precisássemos, tanto sobre aulas e matéria como qualquer outra coisa que precisássemos.

3) Quais são as maiores oportunidades que este curso da FCH dá aos seus alunos?

O facto de este curso conjugar muito bem a teoria com a prática faz-nos sentir preparados para o nosso futuro. Neste curso, quando estamos a ter alguma aula teórica, rapidamente percebemos que o que estamos a aprender vai-nos ser muito útil para as nossas aulas práticas e consequentemente para o mundo do trabalho.

4) Se escolhesses uma palavra para definir o teu curso, qual seria? Porquê?

Dinâmico. Acho mesmo que esta é a melhor palavra para descrever o nosso curso. Todas as atividades que temos de fazer dão-nos realmente muito gozo e não nos permitem estar parados, temos sempre a sensação de que temos algo divertido para fazer. Eu por exemplo, que acabei agora o meu primeiro ano de licenciatura, já criei um jornal, já fiz uma reportagem televisiva, já escrevi uma notícia para a rádio e até já trabalhei numa investigação.

5) O que gostarias de dizer aos futuros candidatos e interessados na FCH?

Na FCH, além de construirmos uma grande família, sentimo-nos mesmo muito preparados para quando acabarmos a licenciatura. E não vale a pena terem receio, porque na FCH podem contar com um ensino de rigor e excelência e ao mesmo tempo vão divertir-se MUITO durante os 3 anos de licenciatura.

Com um testemunho tão dinâmico como o do Tomás, será que estás preparado para submeter a tua candidatura a este curso? Tens até ao dia 9 de agosto, aponta na tua agenda!

Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas

A Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) é um dos cursos fundadores da Faculdade de Ciências Humanas. Pioneiro na oferta universitária desta área em Portugal, o curso de LEA tem uma vocação transdisciplinar internacional. Com uma formação pioneira na área, este curso mostra provas do seu estabelecimento no mercado: tem a maior empregabilidade da área em Portugal – 97,8% no ano de 2022 (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência). Tal como a licenciatura em Comunicação Social e Cultural, neste curso também vais poder escolher áreas de especialização:

  • Relações Empresariais
  • Tradução
  • Português Língua Estrangeira

Indeciso entre que ramo escolher?

Não há problema! A Licenciatura está formulada para que no 1º ano todos os alunos tenham disciplinas pertencentes a um tronco comum, onde irás aprender tudo o que é essencial numa licenciatura desta área. Ao longo desse ano, vais poder explorar os teus gostos e interesses e optar por um dos três ramos de especialização, que introduzem disciplinas optativas de acordo com o ramo. Além disso, poderás desde já consultar a informação disponibilizada na secção “Porquê” encontrada na descrição de cada um dos ramos no site oficial da FCH. Leitura obrigatória!

Como não queremos que te falte qualquer informação, fomos conversar com a Francisca Rilhó, aluna finalista de Línguas Estrangeiras Aplicadas:

1) O que te levou a escolher a tua licenciatura?

O que me levou a escolher a licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas foi a possibilidade de explorar o contexto sociocultural, político e linguístico de outros países. Esta licenciatura possui um programa curricular bastante diferente e inovador, apresenta uma visão alargada a nível das línguas, do fenómeno da globalização e da sociedade multicultural em que nos inserimos. Além disso, para além do Inglês, ainda nos oferece uma especialização numa das línguas opcionais (Francês, Italiano, Alemão ou Espanhol). O curso tem três vertentes diferentes e, a partir do segundo ano, o aluno tem a possibilidade de escolher as cadeiras que mais se identificam com o percurso que pretende construir. A meu ver, esta liberdade de opção foi um fator decisivo.

“O curso desafia as nossas limitações, ensina-nos a ver o mundo de diferentes perspetivas, desafia-nos a superar as barreiras que muitas vezes consideramos insuperáveis e providencia-nos as ferramentas necessárias para sermos não apenas bons alunos, mas também bons profissionais.”

2) Como é a relação professor-aluno?

A relação professor- aluno é uma relação de proximidade e de cooperação. A maioria dos professores estão sempre disponíveis para nos esclarecerem, para nos ajudarem com algum trabalho ou com algum projeto que gostássemos de realizar. As turmas são reduzidas e, por esse motivo, existe uma relação de proximidade e uma preocupação acrescida para que os alunos tenham sucesso.

3) Quais são as maiores oportunidades que este curso da FCH dá aos seus alunos?

Este curso da FCH assemelha-se muito ao que é o futuro profissional na área que escolhemos. Muitos dos trabalhos que são realizados nas cadeiras são trabalhos que provavelmente nos serão pedidos no nosso futuro trabalho. O curso tem uma componente prática muito boa e que, aliada à teoria, nos prepara para os realizar. Para além disso, o facto de algumas cadeiras serem lecionadas em inglês ou até numa das línguas opcionais torna-nos muito mais flexíveis a nível linguístico.

4) Se escolhesses uma palavra para definir o teu curso, qual seria?

Desafiador. O curso desafia as nossas limitações, ensina-nos a ver o mundo de diferentes perspetivas, desafia-nos a superar as barreiras que muitas vezes consideramos insuperáveis e providencia-nos as ferramentas necessárias para sermos não apenas bons alunos, mas também bons profissionais.

5) O que gostarias de dizer aos futuros candidatos e interessados na FCH?

Gostaria de lhes dizer que vale a pena. Acredito que na FCH encontrarão a vossa segunda casa, que vos serão transmitidos conhecimentos úteis e valiosos e que, na Católica, farão certamente amigos para a vida.

Com testemunhos destes, temos a certeza de que tens tudo o que precisas para decidir o próximo passo da tua vida académica. O Uniarea agradece ao Tomás e à Francisca pela valiosa partilha e desejamos que os seus percursos tenham tanto o sucesso quanto o dos alunos vindouros. As candidaturas para a 2ª fase terminam já no dia 9 de agosto – pronto para iniciar o processo de candidatura? Deixamos um conjunto de hiperligações com links úteis. Boa sorte!

Tenho interesse! O que preciso fazer para me candidatar?

Todas as informações podem ser consultadas neste link: provas de ingresso, fórmula de cálculo da nota de candidatura, documentação necessária e todas as instruções do que deves fazer para te candidatares.

As candidaturas à 2.ª fase para as licenciaturas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa encontram-se a decorrer até ao dia 9 de agosto.

Ler o artigo completo na Uniarea aqui