Press News & Events

Línguas Estrangeiras Aplicadas da FCH-Católica. Um curso pioneiro em Portugal

Friday, July 1, 2022 - 13:01
Publication
Fórum Estudante

Fomos saber mais sobre a licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas da FCH-Católica. O curso assume-se como ideal para quem tem interesse em línguas e cultura, e no posicionamento global de línguas aplicadas a diferentes contextos, o que explica as três diferentes variantes do curso: Relações Empresariais; Tradução e Português Língua Estrangeira.

A Licenciatura em LEA é um dos cursos fundadores da Faculdade de Ciências Humanas da Católica e o curso com a maior taxa de empregabilidade da área em Portugal, 97,3% (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência em 2021).

Saídas abrangentes

Pioneiro na oferta universitária desta área, este curso surgiu da “motivação e necessidade de compreender as línguas estrangeiras em todas as suas valências aplicando-as a diferentes contextos”, conta a coordenadora da licenciatura, Rita Faria, acrescentando que é por esta razão que “este curso inclui a opção de escolha de uma de três variantes de especialização”.

A coordenadora explica ainda que “a licenciatura em LEA parte de uma sólida formação em língua portuguesa, língua inglesa e numa segunda língua estrangeira - Alemão, Francês, Italiano ou Espanhol”. Também por essa razão, torna-se “bastante abrangente em termos de saídas profissionais”.

Devido à natureza transdisciplinar do curso e às diferentes áreas de especialização, existem várias saídas profissionais possíveis desde gestão de projetos empresariais e culturais, relações externas, comunicação empresarial, relações internacionais, tradução em empresas ou organismos internacionais, turismo, ensino do português como língua estrangeira, entre outras.

Aluna do 3.º ano da licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA), Vera Mateus não pretendia que o seu caminho profissional fosse afunilado. Por este motivo, a escolha por esta licenciatura da FCH-Católica não foi difícil. “Escolhi este curso, porque nos oferece um plano curricular multidisciplinar que me parece relevante para integrar o mercado de trabalho, quer seja numa perspetiva mais linguística, humanística ou empresarial”, refere.

Para a aluna, este curso possui várias caraterísticas únicas, entre elas “a grande variedade de disciplinas”. Por outro lado, ter uma turma bastante diversificada e internacional é também uma vantagem, revela Vera, tal como “a aprendizagem de línguas e a preparação para o mercado internacional”.

Numa altura em que se aproxima da conclusão do curso, a estudante Vera Mateus revela sentir-se bastante preparada para o futuro. “Num mundo em que se torna cada vez mais difícil encontrar um trabalho estável a longo prazo, sinto que é ainda mais importante expandir o nosso leque de capacidades e conhecimentos e estarmos preparados para mudanças súbitas”, explica, antes de concluir “ao invés de afunilar o meu caminho, este curso abriu-me várias possibilidades de futuro”.

Para saberes mais sobre este curso clica aqui.

Leia o artigo na Fórum Estudante aqui.

Upcoming Events

10
Feb
17:00