Press News & Events

"Os meus avós na Alemanha pertenciam a uma geração que tinha vivido duas guerras mundiais e por isso, para eles, a questão da paz estava muito presente"

Saturday, December 16, 2023 - 00:00
Diário de Notícias Online

Brunch com Peter Hanenberg, vice-reitor da Universidade Católica de Lisboa.

Peter Hanenberg está entre aulas e, portanto, é no gabinete do vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa que esta conversa decorre ao início da tarde, com café expresso para ambos e uns tentadores chocolatinhos, ali mesmo à mão, para aquele dos dois que se sentir mais guloso. Conheço Peter há alguns anos, e recordo-me até de uma entrevista que lhe fiz sobre os 500 anos das 95 Teses de Lutero, publicada no DN e transmitida na TSF, que foi uma bela oportunidade para falar da Alemanha e da cultura alemã, com a participação também de Constantin Ostermann von Roth, dirigente da Associação São Bartolomeu dos Alemães, e Nora Steen, então pastora na Igreja Evangélica Alemã de Lisboa.

Com Constantin cruzo-me regularmente em Lisboa, mas pergunto se Nora ainda vive em Portugal. "Está na Alemanha. Agora é bispo, ou melhor bispa", diz Peter, sorrindo. Na língua alemã, para a qual Martinho Lutero ao traduzir a Bíblia foi "um cunho decisivo" na evolução (título da tal entrevista DN/TSF), Bisschöfin é de uso corrente desde a ordenação de mulheres pela Igreja Luterana. Para mim, que nunca fui além do primeiro nível de alemão numa incursão pelo Instituto Goethe de Lisboa, ter um reputado germanista a explicar-me como o idioma de Lutero se adapta às novas realidades da sociedade é um luxo.

Ora, confesso que sei como este germanista fez de Portugal a sua casa. E até abro já o jogo parcialmente: Peter é casado com a historiadora Marília dos Santos Lopes, igualmente professora na Católica. Mas de como se conheceram, falaremos mais adiante.

Entrevista completa disponível no site do Diário de Notícias.