As perspetivas para este ano letivo e as tendências para o futuro da formação, na visão do Coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Universidade Católica (EPGFA).
Quais as expectativas para o ano letivo de 2022-2023?
A forte consolidação das aprendizagens e metodologias que temos adquirido no cenário que se fez sentir no país (e no mundo) nos últimos dois anos incentivou-nos a procurar um ensino cada vez mais personalizado, capaz de acompanhar e responder às necessidades marcadas por uma sociedade contemporânea em constante mutação.
Já a partir de setembro, temos programas desenhados para continuar a criar propostas de valor para os atuais e futuros formandos. Estaremos, igualmente, preparados para encontrar, se for necessário, soluções alternativas de funcionamento, combinando ou adaptando o ensino para formatos de blended learning, sem que isso coloque em causa a qualidade do nosso ensino e o enorme entusiasmo e disponibilidade dos nossos docentes, algo que nos carateriza e distingue.
No cenário pós-pandémico, os profissionais continuam a apostar na formação?
Regista-se uma forte procura que nos permitiu mais do que duplicar a oferta formativa e aumentar o número de alunos em 150%. Nesse sentido, podemos afirmar que a aposta na formação de média e curta duração oferecida pela Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada tem criado um impacto muito significativo nos profissionais que nos escolhem.
Que novas metodologias foram adotadas na EPGFA que vão ficar para o futuro?
Algumas das nossas formações que passaram a blended learning vão continuar, no futuro, nesse regime. Isto permite que quem vive e trabalha em qualquer região de Portugal ou no estrangeiro possa frequentar a nossa oferta formativa. Assim, privilegia-se as aulas de cariz teórico no regime online e as de cariz mais prático e/ou de apresentação de projetos finais em regime presencial, reduzindo as deslocações ao campus.
No entanto, manteremos também a aposta nas aulas presenciais. Disponibilizaremos alguns dos nossos cursos de pós-graduação e formação avançada em ambos os formatos.
Ler o artigo completo na RH Magazine aqui.