Por Nuno Goulart Brandão, professor associado da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, membro fundador representante da FCH-UCP no OCI – Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa em Portugal
A comunicação interna tem de ser assumida nas organizações através de uma visão estratégica que potencie a gestão de relacionamentos bidireccionais, o envolvimento, a valorização e os existentes diferentes interesses mútuos das suas pessoas. E que visem o estabelecimento e o desenvolvimento de organizações mais humanas que potenciem o trabalho com significado, as boas práticas, a flexibilidade, a autonomia, os valores, o propósito, a transparência, a geração de confiança, a coesão interna e a cultura de cada organização.
A concepção estratégica da comunicação interna nas organizações está muito ligada ao reforço da sua virtuosidade e na sua estreita ligação relacional com a gestão do seu potencial humano. E também no reforço permanente de condutas diárias assentes em rigorosos critérios éticos e morais que, actualmente, são determinantes para o progresso e qualidade de vida de todos os seus colaboradores, proporcionando organizações mais humanas e socialmente responsáveis que visem propósitos comuns.
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