Os docentes e investigadores Cristina Godinho e Rui Gaspar (CRC-W da FCH) integram a task force de cientistas comportamentais que terão como responsabilidade ajudar o Governo a transmitir mensagens aos cidadãos sobre os comportamentos “recomendados como mais eficazes” no combate à pandemia.
A task force foi nomeada no dia 11 de março, por despacho da Ministra da Saúde, e está agora responsável pela produção de documentos que reflitam a evidência científica na área das ciências comportamentais aplicadas a contextos pandémicos (e ao particular contexto da pandemia de COVID-19) bem como os modelos de comunicação adequados às tomadas de decisão em contexto de pandemia.
Anteriormente, no dia 4 de março, foi nomeado o Grupo de Trabalho de Mobilização Social, Perceção de Risco e Mudança Comportamental, da Direção-Geral da Saúde, que para além dos dois docentes e investigadores da FCH presentes na task force, é também integrado pela Prof.ª Rita Francisco, coordenadora do CRC-W.
O Grupo de Trabalho apresenta as suas recomendações e pareceres à Diretora-Geral da Saúde, como suporte à tomada de decisão e para eventual submissão ao membro do Governo responsável pela área da Saúde.