Press News & Events

"Imigração: o país precisa de políticas eficazes"

Thursday, May 9, 2024 - 11:53
Publication
Expresso

Portugal enfrenta um grave problema de envelhecimento demográfico, e a imigração nos últimos anos tem ajudado equilibrar a pirâmide etária- Como sociedade, temos a responsabilidade de garantir que os imigrantes tenham acesso a oportunidades que lhes permitam viver uma vida digna e em segurança

Nunca foi tão importante como hoje discutir os contornos e os desafios que a imigração nos coloca enquanto pessoas e enquanto comunidade. Sabemos que a imigração é um tema complexo e multifacetado, mas os portugueses sempre foram cidadãos do mundo. Por um lado, emigraram à procura de melhores condições de vida e, por outro lado, talvez como resultado desta experiência, sempre procuraram encontrar formas e estruturas de acolhimento e integração para quem imigra para Portugal.

O número de imigrantes está a aumentar significativamente, e essa tendência provavelmente continuará devido a desequilíbrios políticos, demográficos, económicos, guerras e mudanças climáticas. Em 2015, cerca de 244 milhões de pessoas viviam fora dos seus países de origem, sendo metade delas em países da OCDE. No acolhimento aos imigrantes, nomeadamente aos requerentes de asilo, Portugal não cumpre apenas os acordos internacionaisi, que derivam do mandato dos Direitos Humanos, mas também de um dever humano de dar resposta a todos os que procuram condições de vida mais dignas, mais seguras e mais adequadas para si e para as suas famílias.

Artigo de opinião completo no website do Expresso.