FCH-Católica premeia jovens tradutores na 20.ª edição do Prémio Traduzir

Thursday, October 3, 2019 - 10:00

A FCH premiou, no dia 30 de setembro, os estudantes do ensino secundário que apresentaram as melhores traduções para língua portuguesa de textos em língua espanhola, inglesa, francesa e alemã na 20.ª edição do Prémio Traduzir. Os alunos foram premiados com uma viagem ao Luxemburgo onde terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Direção Geral de Tradução do Parlamento Europeu.

“O Prémio Traduzir pretende dar visibilidade à tradução e à forma como constrói a nossa identidade comum na Europa. Conhecer o trabalho da Direção Geral de Tradução no Parlamento Europeu será, sem dúvida, uma experiência enriquecedora para jovens que, em geral, têm pouca consciência do papel que a tradução desempenha nas vidas de todos nós e nos destinos da Europa, assim como na relação com os nossos outros”, refere a Prof.ª Doutora Alexandra Lopes, Diretora-adjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Presidente da Comissão Organizadora do Prémio Traduzir.

Nesta edição, Inês Oliveira Miranda, da A. E. Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, é a vencedora da melhor tradução de língua espanhola. O prémio para melhor tradução de língua inglesa foi entregue a Maria Teresa Marques da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa. Inês Memeteau do Liceu Charles Lepierre recebeu o prémio para o melhor texto traduzido de língua francesa. Por fim, o primeiro prémio em língua alemã foi entregue a Madalena Magalhães, da Escola Alemã de Lisboa.

A 20.ª edição do Prémio Traduzir contou com a participação de cerca de 100 escolas do ensino secundário público e privado em Portugal, tendo o patrocínio do Goethe-Institut Portugal, da Oxford School, do Instituto Espanhol de Línguas, da Cambridge School, do British Council, da Gradiva, do EF - Education First e das Embaixadas da Áustria, Canadá e EUA.

Leia as notícias da Fórum Estudante, Mais Educativa e Mundo Pais e Filhos

Latest News