Cristina Gil é Professora Adjunta e co-coordenadora do curso de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, co-fundadora do Deaf Studies Lab (CECC-UCP) e membro dos órgãos sociais da Associação Nacional e Profissional da Interpretação - Língua Gestual. Obteve o doutoramento em Estudos de Cultura pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa em 2020 enquanto bolseira da FCT com uma pesquisa transdisciplinar em Estudos Culturais, Estudos de Utopia e Estudos Surdos. Nesta investigação cunhou o neologismo Deaftopia para se referir às representações e discursos utópicos nas Comunidades Surdas e dos povos de Línguas Gestuais em todo o mundo. Cristina Gil obteve um Diploma de Estudos Avançados em Línguas, Literaturas e Culturas, com especialização em Estudos Culturais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA (2014), um Mestrado em Comunidades Surdas, Educação e Línguas Gestuais da Universidade de Barcelona (2010), e uma Licenciatura em Interpretação de Língua Gestual Portuguesa da ESE-IPS (2007). Os seus interesses de investigação focam-se particularmente nas fronteiras disciplinares entre os Estudos Surdos, História dos Surdos, Culturas Surdas, e Estudos de Interpretação e Tradução em Línguas Gestuais. A sua publicação mais recente é um capítulo intitulado "Gender in Portuguese Sign Language: the cultural implications of its construction and the linguistic effects of segregation in the Portuguese Deaf community." no volume Language and Gender, editado por Benjamin Fagard e Ana Margarida Abrantes, na UCP Press (2025).