Press News & Events

Como os vídeos de Zelensky nas redes sociais estão a pressionar o Ocidente a agir

Thursday, March 10, 2022 - 11:50
CNN Portugal Online

“Povo ucraniano”, “grande povo da nossa grande Ucrânia”, “povo inquebrável”, “Ucrânia invencível”, “povo unido”, “heróis ucranianos”: é desta forma que Volodymyr Zelensky se tem dirigido aos ucranianos nos vários vídeos que partilha nas redes sociais desde o primeiro dia de guerra. Eles são o principal destinatário, mas há recados para todos: de Putin às tropas russas, da NATO aos Estados Unidos, e ainda umas palavrinhas aos vizinhos europeus. E o tom tem subido.

O presidente ucraniano tem feito uso das redes sociais para passar mensagens de esperança, para apelar à ajuda e para alertar para a escalada do conflito, uma estratégia que em muito difere da de Vladimir Putin, que pouco fala e pouca informação deixa circular no seu país. E é nestas plataformas digitais que Zelensky começa e tenta acabar uma parte da guerra na Ucrânia.

“Ao comunicar com os ucranianos pelos meios que tem e que são disseminados online, Zelensky procura incentivar a resistência, que acaba por estar assente na ideia de nacionalismo e patriotismo e que todos têm de contribuir para a defesa do país”, começa por explicar à CNN Portugal Nelson Ribeiro, doutorado em Estudos de Comunicação e Cultura pela Universidade de Lincoln e diretor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Artigo completo na CNN Portugal, aqui.