O diretor da FCH-Católica Nelson Ribeiro é o único português até agora a integrar o novo painel internacional de investigação e estudos para o combate à desinformação IPIE, que integra mais de 200 investigadores, foi hoje divulgado.
O International Panel on the Information Environment (IPIE) é apresentado na quarta-feira, no encontro Nobel Prize Summit 2023 e é composto "por mais de 200 investigadores e estudiosos em todo o mundo e conta com um português, o professor Nelson Ribeiro, que é o diretor da FCH-Católica e especialista na área" e membro fundador do painel.
Este painel reúne um conjunto de investigadores de todo mundo, "num esforço científico alargado, dedicado a analisar sistemas de manipulação de informação, fornecer avaliações neutras sobre a condição do ambiente de informação global e de avaliar as melhores soluções políticas para abordar ameaças à desinformação", lê-se no comunicado conjunto da universidade e do IPIE.
O IPIE foi criado no âmbito do Prémio Nobel 2021 e foi organizado de forma independente por investigadores de diferentes países.
Notícia na íntegra, aqui.