Pós-Graduação em Intervenção Psicológica no Stresse Conjugal

Contacts

School of Post-Graduate and Advanced Training - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Phone: (+351) 217 214 060

More Information

NOVO
Início: 7 de outubro de 2022


Candidaturas:
1.ª Fase: até 29 de julho de 2022
2.ª Fase: até 30 de setembro de 2022


Horário:
6.ª feira - 18h00 às 21h00
Sábado - 10h00 às 13h00


Duração do programa:
162 horas presenciais
20 ECT

download brochura

Program Description


A satisfação conjugal associa-se positivamente à satisfação com a vida, à saúde mental e à saúde física. Os níveis de satisfação conjugal podem diminuir em resultado da exposição a diferentes stressores (e.g., desemprego, doença), de que pode resultar, em última análise, o término da relação. Por vezes, apenas um dos elementos do casal é exposto a um stressor; no entanto, a interdependência entre os dois elementos do casal leva a que o impacto negativo do stresse possa atingir ambos.

A origem dos stressores pode estar na relação conjugal (e.g., conflitos conjugais) ou ser externa à mesma (e.g., relações com a família de origem, dificuldades financeiras). Independentemente da origem, a influência negativa do stresse na relação pode explicar-se por diferentes fatores, incluindo a diminuição do tempo passado em conjunto e da comunicação eficaz, bem como o aumento da probabilidade de ocorrência de problemas de saúde (e.g., perturbações do sono) e da manifestação de características problemáticas dos elementos do casal (e.g., rigidez).

Considerando que: 1) a exposição a stressores é inevitável - sendo, em casos específicos, tão prevalente a ponto de constituir uma transição de vida normativa (e.g., nascimento de um filho); 2) mesmo os acontecimentos desejados (e.g., adoção de um filho) podem ser indutores de stresse; e 3) o impacto negativo da exposição aos stressores pode ser minimizado (e.g., através do uso de estratégias de regulação adaptativas), é importante dotar os casais de recursos que lhes permitam gerir estes desafios de forma adaptativa, tendo em conta as particularidades de diferentes stressores. Desta forma, esta pós-graduação pretende formar profissionais na promoção de relações conjugais satisfatórias, assentando no modelo transacional sistémico enquanto perspetiva transversal para a compreensão do impacto do stresse a nível conjugal. Especificamente, pretende-se identificar as particularidades de alguns dos stressores mais comuns e/ou mais desafiantes para os casais, apresentando métodos de avaliação e estratégias de intervenção psicológica específicas para cada stressor abordado.

Related Events

16
Sep
18:30
17
Sep
18:30