Descrição do Programa


A Licenciatura em Comunicação Social e Cultural oferece um novo plano curricular adaptado às tendências globais do mundo da Comunicação. Sendo a Comunicação central em todos os setores de atividade, os estudantes são formados para estarem no centro dos processos de comunicação e transformação digital, capacitados para lidarem com as evoluções tecnológicas nas práticas profissionais.

Com uma sólida formação teórica e ética, articulada com aprendizagens práticas aplicadas à realidade do mercado, a Faculdade de Ciências Humanas oferece áreas de especialização que preparam profissionais de excelência para exercerem a sua profissão a nível nacional e internacional num contexto em que os processos de Comunicação são cada vez mais marcados pelos desafios e oportunidades trazidos pelos mecanismos da inteligência artificial.

Com uma taxa de empregabilidade de 96% (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), o programa da Licenciatura está organizado em quatro áreas de especialização que funcionam em articulação, de modo a garantir a inter e transdisciplinaridade, fator que distingue o curso da FCH no mercado de trabalho.

Na FCH, para além do contacto com os temas e as problemáticas centrais das Ciências da Comunicação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências e adquirir conhecimentos em áreas de relevo para as rotinas profissionais, tais como o Direito, a Economia, a Ética, a História e as Línguas. Ao longo da Licenciatura os alunos podem, ainda, optar por frequentar algumas disciplinas lecionadas em língua inglesa.

 

Porquê Comunicação Audiovisual e Multimédia?
 

A comunicação efetiva-se, em plano, através da imagem. Os ecrãs multiplicam-se, as imagens disseminam-se e viajam pelo mundo através de plataformas de distribuição disponíveis nas esferas pública e privada.

Esta especialização tem como objetivo formar profissionais para a vertente crítica e para a vertente autoral, com a produção e desenvolvimento de conteúdos na área da imagem (fotografia, cinema, televisão, audiovisual e multimédia).
 


Aprofunda o conhecimento de línguas
 

Num mundo marcado pela globalização, o conhecimento de línguas estrangeiras é uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional. A Licenciatura em Comunicação Social e Cultural oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar a aprendizagem de dois idiomas permitindo a aquisição de um nível de competência elevado.


Personaliza a tua Licenciatura

Especializa-te numa área de interesse

Enquanto o 1.º ano da Licenciatura é um ano de tronco comum com disciplinas introdutórias dos grandes temas da área da Comunicação, a partir do 2.º ano os alunos poderão encontrar um programa especializado e flexível, podendo escolher uma das quatro áreas de especialização, as quais irão abordar os principais temas e práticas profissionais de forma orientada e aplicada.


Disciplinas Optativas

Como complemento da formação teórica e prática oferecida e de forma a promover a inter e transdisciplinaridade, os alunos podem optar por frequentar disciplinas lecionadas numa outra área de especialização que tenham interesse, assim como disciplinas lecionadas em outros cursos de licenciatura da Faculdade de Ciências Humanas ou outras faculdades da Universidade Católica Portuguesa ou ainda em universidades estrangeiras que os alunos frequentem durante o período de intercâmbio.

 

Contactos

Gabinete de Admissões - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt
Tel: 217 214 293

Testemunho

Joana Gomes

Joana Gomes

“Escolhi a Licenciatura em Comunicação Social e Cultural pela minha paixão pela área, o mundo da comunicação é para mim o mais fascinante."