Ana Teles de Carvalho

Diretora Técnica Centro de Acolhimento Temporário

“Os conhecimentos dos docentes, a capacidade com que transmitiram as suas experiências e os seus conhecimentos de forma tão autêntica e apaixonada, faz-nos querer (ainda mais!) esta área.”

Dina Paulino

Professora e Coordenadora
Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”

“Enquanto professora em escolas públicas há 20 anos, senti necessidade de aprofundar os meus conhecimentos sobre o Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens. A falta de formação nesta área de todos os profissionais que trabalham em entidades com competência em matéria de infância e juventude é grave.

Como Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Lisboa, onde trabalhamos na área da prevenção dos comportamentos de risco nas escolas públicas e nos Centros Educativos, senti necessidade de investir nesta área, de procurar, de aprender mais, de forma a dar resposta a muitas perguntas que tinha.

Esta Pós-Graduação veio-me preencher e dar as respostas que ansiava. Hoje sinto-me mais capaz de ajudar tanto os profissionais que me rodeiam como promover a proteção das crianças e jovens nas nossas escolas.”

Luísa Seabra

Assistente Social
Fundação do Gil

“A frequência da Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens foi extremamente enriquecedora, tanto a nível profissional como pessoal.

No que toca ao meu percurso profissional, vinha sentindo a necessidade de consolidar e sistematizar alguns dos conhecimentos que tenho vindo a adquirir ao longo dos últimos anos de intervenção e acompanhamento a crianças, jovens e suas famílias. A frequência deste curso deu-me oportunidade de alcançar não apenas estes objetivos, como me permitiu ter acesso a novas ferramentas e abordagens inovadoras sobre vários temas prementes na área, tornando possível que, enquanto profissional, possa estar atualmente mais preparada na procura de soluções no âmbito dos projetos de vida das crianças em acolhimento.

Para além disso, o acesso a outras realidades dentro da área da Infância e Juventude e a partilha de experiências com outros profissionais, permitiu-me colocar em perspetiva alguns procedimentos e práticas que, enquanto profissional integrada numa estrutura própria, vim assimilando.

Tudo isto foi possível devido à excelente sistematização, organização e planificação dos conteúdos programáticos do curso, assim como ao elenco de docentes de referência, dotados de uma vasta experiência, teórica e prática, na área da proteção de crianças e jovens.”

Margarida Pequeno

Psicóloga
CPCJ de Sintra Ocidental

“Com a perspetiva do iniciar funções numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens decidi aprofundar conhecimentos na área. Tendo em conta a natureza do trabalho considero fundamental que o façamos de uma forma segura e responsável. Esta Pós-Graduação deu-me essa possibilidade. A estrutura da formação proporciona uma visão integrada do Sistema de Promoção e Proteção, permitindo a quem trabalha na área a aplicação dos conhecimentos adquiridos, bem como a consolidação dos mesmos. De destacar, a generosidade do corpo docente na partilha de conhecimento e experiências profissionais, que foram um estímulo à minha curiosidade, capacidade de reflexão, análise critica e “paixão” pela temática.”

Nuno Ribeiro Pinto

Psicólogo Educacional
Equipa Móvel de Apoio na Deficiência e Saúde Mental do Centro de Capacitação D. Carlos I (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)

"Depois de ter abraçado um novo projeto na área da proteção de crianças e jovens, fui confrontado com um mundo novo de informação e senti necessidade de saber mais. Esta pós-graduação foi a decisão mais acertada. Revelou-se uma formação bastante completa que aborda de forma muito pertinente todas as áreas do Sistema de promoção e proteção.
Tendo em conta que enquanto profissional tenho contacto com todas as áreas do sistema de promoção e proteção, poder frequentar esta formação representou para mim uma enorme mais-valia. Permitiu-me ter um conhecimento muito mais aprofundado das diferentes respostas dentro do sistema, constituindo-se como um instrumento fundamental para o desempenho das minhas funções.
Para além da formação em si, poder conhecer outros profissionais, professores e alunos a trabalhar na área e poder partilhar as diferentes experiências enriqueceu em muito toda a formação.
Gostaria também de realçar o facto desta pós-graduação se ter iniciado no formato presencial e devido ao contexto de pandemia ter sido obrigada a passar para o formato online. Ainda assim, com todas estas contrariedades, foi conseguida uma transição perfeita em que se manteve uma grande proximidade entre alunos e docentes e onde se conseguiram realizar de forma bastante dinâmica e interativa, com níveis elevados de participação e motivação, todas as atividades propostas."

Sara Silva

Educadora Social
Casa Pia de Lisboa

"Sou Educadora Social desde 2013. Desde esse ano exerci funções num infantário, numa Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e atualmente encontro-me a trabalhar como Educadora Social numa Casa de Acolhimento.

Ao longo do meu percurso profissional senti necessidade de aprender mais e de adquirir novos conhecimentos. Neste sentido, surgiu a oportunidade de frequentar a primeira edição da Pós-Graduação em Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, relacionada com a minha área.

Considerei que a Pós-Graduação me proporcionou na vida pessoal e profissional a aquisição de novos conhecimentos, novas formas e estratégias de aplicação no trabalho e uma visão alargada do leque de oportunidades profissionais em diversos setores dentro do sistema. Foram aulas desafiantes com uma partilha constante de experiências não só dos docentes, mas também dos colegas que trabalham em diversos contextos."

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt