Formação Avançada em Inteligência Emocional

Contactos

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060

Mais Informações

2.ª EDIÇÃO
Início: 22 de janeiro de 2021


Candidaturas:
1.ª fase: até 23 de novembro de 2020
2.ª fase: 24 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021


Horário:
6.ªs feiras - 18h30 às 21h30
sábados - 10h00 às 13h00

Calendário


Duração do programa:
60 horas presenciais

Descrição do Programa


Há já várias décadas que a investigação e a pática das organizações vem evidenciando a importância da Inteligência Emocional para o sucesso das organizações.

É amplamente reconhecido, na prática da gestão de Recursos Humanos, que aspetos como: a iniciativa, a empatia, a capacidade para trabalhar em equipa, ou a flexibilidade são elementos chave no Curriculum de qualquer profissional.

Genericamente e consensualmente para vários autores, Inteligência Emocional define-se como: “capacidade para reconhecer e regular emoções, no próprio e nos outros”.

Gestores e líderes com elevados níveis de Inteligência Emocional comunicam melhor, têm mais sensibilidade e empatia, e por isso têm avaliações de desempenho superiores assim como são reconhecidos como eficazes pelos seus colaboradores.

As equipas com elevada inteligência emocional são mais coesas, atingem rapidamente melhores performances, estão mais satisfeitas com a qualidade da comunicação e recebem mais suporte social dos seus membros.

Ao longo desta Formação Avançada pretendemos dar um contributo para desenvolver algumas competências de Inteligência Emocional, nomeadamente:

  • A autoconsciência e o autocontrole das emoções;
  • A consciência social orientada para o contexto organizacional;
  • A sensibilização dos alunos para o facto da Inteligência Emocional ser um processo a realizar ao longo da vida, que nunca está completo, o que implica alguma autonomia e intencionalidade no trabalho com as emoções.