Programa Avançado em Comunicação e Marketing de Influência

Descrição do Programa

O Marketing de Influência emergiu, nos últimos anos, como uma abordagem indispensável na Comunicação de Marcas em ambiente digital. Com a ascensão das redes sociais, as estratégias de marketing evoluíram significativamente, passando dos modelos tradicionais para um foco na centralidade da pessoa/criador dos conteúdos. Esta mudança reflete uma nova era na Comunicação de (e das) Marcas, na qual características como a autenticidade e a conexão - pessoal - tornam-se essenciais para o sucesso no mercado atual.

Assim, é a Comunicação, neste contexto de influência, percebida na forma de conteúdo disseminado em vários formatos em plataformas discursivas, com as suas devidas especificidades, que será explorada ao longo deste Programa Avançado.

Historicamente, a comunicação das Marcas era dominada por anúncios em meios de comunicação de massa, como a TV e a rádio, mas com a ascensão do digital surgiu uma mudança significativa. As plataformas digitais, especialmente as redes sociais, transformaram a forma como as marcas se promovem e interagem com seu público, introduzindo um estilo de diálogo mais direto e personalizado. Isso não só redefiniu as estratégias de marketing, mas também criou novas oportunidades para comunicar e envolver o público de maneira mais significativa e “autêntica”.

Nos últimos 10 anos, observámos, no panorama nacional e internacional, uma mudança neste paradigma de influência, que migrou dos conhecidos “bloggers” e “embaixadores” (em meados de 2014) para os “influencers” (em 2017). O nascimento dos influenciadores digitais trouxe anexado, na sua essência, a ideia de indivíduos que exercem uma grande influência junto do seu público, mas que ao mesmo tempo são “pessoas comuns”, e que vão construindo uma comunidade de seguidores e reforçando a sua influência através da produção regular de conteúdos digitais. Assim, estas personalidades tornaram-se, especialmente entre os anos de 2019 e 2021, os pilares-base das estratégias digitais de muitas marcas. Contudo, a influência por si só deixou de ser uma garantia de continuidade das comunidades criadas, num ambiente flexível e volátil em que novos criadores de conteúdos e novas plataformas estão constantemente a surgir e a desaparecer. Houve a necessidade de renomear aqueles que produziam conteúdos digitais, com regularidade e consistência. Nasce, assim, uma 3ª geração de influenciadores, mais conhecida como “criadores de conteúdos digitais”, ou seja, os que produzem e disseminam o seu próprio conteúdo.

Atualmente, assistimos a mais uma evolução desta presença digital. Os Brandfluencers ou os Creators são a nova geração de personalidades que, mais do que influenciar e criar conteúdos, estão a construir as suas próprias Marcas. A força do digital mostrou ao mundo da Comunicação, da Publicidade e do Marketing como os Criadores, com a sua audiência fiel, oferecem um caminho direto para alcançar públicos qualificados e muito específicos, tornando-se um recurso valioso para as marcas que buscam maior visibilidade, autenticidade e resultados.