Ana Paula Carvalho

Secretária da Direção de Tecnologias de Informação
Carris

“A Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública permitiu o fortalecimento de conceitos sobre comunicação em saúde e o enriquecimento pessoal e intelectual, graças ao elevado nível de conhecimentos teóricos e práticos dos docentes e às suas características humanas. A sobreposição temporal em contexto de pandemia "Covid-19" fez realçar a importância da comunicação em saúde nos processos de comunicação de crise, não esquecendo, porém, a efetividade da comunicação de risco em ações de promoção da saúde em vários ambientes (locais escolares ou laborais), com vista à capacitação pessoal dos indivíduos e à sua promoção enquanto "agentes de saúde pública".”

Duarte Vital Brito

Public Health Resident
Unidade de Saúde Pública Lisboa Central

"Esta Pós-Graduação vem colmatar uma falha existente na formação em comunicação em saúde em Portugal. Como médico de saúde pública, é uma área imprescindível para compreender a população e potenciar intervenções comunitárias. Atualmente o paradigma nacional assenta na identificação de inúmeros problemas de comunicação na área da saúde, mas poucas soluções. Com profissionais de saúde capacitados em comunicação em saúde, estaremos mais perto de resolver esses problemas de forma eficiente.”

Lígia de Azevedo Garcia

Gestora da Área Literacia em Saúde
Infosaúde

“Procurava, há muito, uma Pós-Graduação que ajudasse a estruturar o que já fazia, enquanto comunicadora de saúde para os cidadãos e para os profissionais que com eles contactam nas farmácias. As expectativas eram elevadas e muitas foram superadas, nomeadamente quanto ao acolhimento do corpo docente, à troca de ideias e opiniões diversas. Sendo uma turma com experiências profissionais e pessoais tão diversificadas contribuiu, também, para o muito que aprendi. Enquanto alunos pioneiros teremos dado o nosso contributo para futuras edições do curso e tivemos o privilégio de o fazer numa época atípica e desafiante, que tornou ainda mais clara a importância da comunicação em saúde pública como mobilizadora para a adoção de comportamentos de promoção da saúde e de prevenção da doença.”

Maria João Serra

Consultora de Comunicação

“A Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública revelou-se extremamente enriquecedora para o desempenho da minha atividade profissional diária, e para uma melhor capacitação enquanto agente de saúde pública. Destaco o acompanhamento do corpo docente, o espaço e tempo permitidos à liberdade de pensamento e à partilha de conhecimento, aliados à excelência da Universidade Católica Portuguesa. O contexto de pandemia que se instalou, acabou por tornar esta formação ainda mais relevante, pois nunca na história se terá discutido e escrutinado tanto o papel da comunicação em saúde pública.”

Natacha Leal

Assistente Social

“Enquanto Assistente Social na área de RH numa empresa ligada à comunicação, a Pós-Graduação em Comunicação em Saúde Pública permitiu-me a aquisição de competências para melhorar a intervenção e comunicação nos diferentes contextos e dimensões da saúde pública. Conhecer os recursos e estratégias de comunicação, que permitem influenciar positivamente e incrementar níveis de Literacia em Saúde e, adquirir conhecimento através dos vários docentes com responsabilidades nas principais entidades responsáveis pela produção, avaliação e divulgação de informação sobre saúde, foi sem dúvida uma mais valia nesta formação.”

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt