Pós-Graduação em Filosofia para Crianças e Jovens - B-learning

Contactos

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060

Mais Informações

2.ª EDIÇÃO
Início:
8 de fevereiro de 2020
Candidaturas até 31 de janeiro de 2020


Horário:
Sábados - 9h00 às 12h00 
                  13h30 às 16h30
Calendário brevemente disponível


Duração do Programa: 
96 horas (24 horas presenciais + 72 horas online)
16 ECTS

Descrição do Programa


Este curso pretende responder às necessidades de todos aqueles que procuram uma formação especializada e certificada, na área da filosofia para/com crianças e jovens, através do ensino de metodologias de aplicação em sala de aula. 

É ministrado em regime de b-learning, combinando aulas presenciais com aulas  online, na plataforma Moodle.

As aulas presenciais são de apresentação, explanação e consolidação de conteúdos, bem como de explicitação e avaliação das atividades realizadas online. As aulas online podem comportar videoconferências e são de natureza teórico-prática, de apresentação de conteúdos e realização de atividades de avaliação.

De acordo com a UNESCO, a Filosofia assume uma importância fundamental no sistema educativo, quer como instrumento para a cidadania e para a cultura, quer como meio essencial para o desenvolvimento de competências críticas, reflexivo-argumentativas, e de valores éticos e políticos.  

Esta pós-graduação procura contribuir com novos instrumentos de análise e ferramentas pedagógicas, por forma a que os formandos posteriormente possam passar às crianças e aos jovens os elementos indispensáveis para que estes estabeleçam pontes entre o pensamento concreto e o pensamento abstrato, imprescindíveis à compreensão e à interpretação crítica da realidade que os rodeia.

O plano curricular abrange aspetos fundamentais para quem pretende desenvolver trabalho nesta área: conhecimentos teóricos, de carácter técnico e metodológico, e também análise de casos práticos e simulações de oficinas.

Um dos troncos fundamentais do curso passa pelo contacto com textos filosóficos – e com a Filosofia em si. Desta forma, a pós-graduação proporciona a quem não tem formação na área a possibilidade de contactar com e (re)conhecer a Filosofia.