Programa Avançado em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar

Descrição do Programa

No âmbito da colaboração do Instituto de Ciências da Família (ICF) com a Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa, designadamente com a Fundação Famílias comVida, propomo-nos reformular o Programa Avançado em Acolhimento, Orientação e Encaminhamento Familiar, com edições anteriores em 2019-2020 e 2021-2022. Este curso, preparado e proposto em colaboração com a Escola de Pós-Graduação, permite, por um lado, diversificar a atividade formativa do ICF em função de necessidades emergentes em serviços e instituições e, por outro lado, abrir caminho a atividades de investigação e serviços à comunidade também enquadradas na missão do Instituto.

O ICF tem realizado ao longo dos anos diversas formações de duração variável em áreas relevantes para o estudo e intervenção com Famílias. Trata-se de um tipo de atividade destinado a públicos específicos que tem permitido, através de formações mais flexíveis e customizadas, responder à procura de cursos por parte de entidades que atuam nesse domínio, com objetivos de aperfeiçoamento dos seus colaboradores.

O Famílias comVida, centro diocesano de orientação e apoio à família do Patriarcado de Lisboa, proponente deste curso, tem como missão contribuir para a construção, estabilidade e valorização da família como núcleo fundamental da sociedade humana, orientada pelos valores cristãos, através de uma atenção integral ao casal, aos pais e à sua família nuclear e alargada em todas as suas dimensões. A Fundação nasceu com o propósito de criar um

centro de apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da Família na Diocese de Lisboa e nas paróquias que o solicitem. Estes centros possibilitam que os indivíduos/famílias tenham acesso a uma rede estável de lugares (físicos e digitais) de acolhimento e encaminhamento, onde possam encontrar os meios e serviços de que necessitem para lidarem com os desafios que a vida de família lhes coloca nas diversas situações e fases.

Para tal, importa favorecer - a todos aqueles que pretendam colaborar neste serviço da Pastoral Familiar - o acesso aos conhecimentos teóricos, analíticos e práticos decorrentes da investigação sobre a família e a intervenção familiar.

Neste domínio, define-se como “Pastoral Familiar toda a ação ou intervenção da Igreja em favor da Família, acompanhando-a, passo a passo, nas diversas etapas da sua formação e desenvolvimento, através das suas estruturas e dos seus responsáveis e agentes.” (João Paulo II, Familiaris Consortio, 1981, n. 65). Historicamente, este serviço e acompanhamento tem sido desenvolvido maioritariamente por pessoas de “boa vontade”, que pretendem proporcionar algum tipo de acolhimento ou apoio às Famílias e/ou seus membros individualmente, seja em Paróquias, Movimentos, ou outros âmbitos ligados à Igreja.

Nos últimos anos, uma maior consciencialização sobre a necessidade de formação destes Agentes vem tendo lugar. Entre as conclusões do Forum Amoris Laetitia (2021), destaca-se a necessidade de uma formação mais adequada aos sacerdotes, diáconos, religiosos, catequistas e outros atores das pastorais, insistindo-se na presença dos leigos nos percursos formativos.

É neste contexto que a Fundação Famílias comVida propôs ao Instituto de Ciências da Família o desenvolvimento de um programa formativo para os agentes que pretendam colaborar com esta Obra, com o propósito de aumentar o conhecimento e promover o desenvolvimento global dos indivíduos que pretendam servir neste contexto. Tendo realizado o Programa de Formação Avançada pela primeira vez em 2019 e uma segunda vez em 2021, o ICF pretende neste momento trazer algumas reformulações aos conteúdos formativos, fruto de uma avaliação exaustiva levada a cabo no final de cada curso e uma reflexão profunda pelos vários intervenientes.

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt