Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo

Contactos

Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada - Info

E-mail: epgfa@ucp.pt
Telefone: (+351) 217 214 060

Mais Informações

NOVO
Início:
3 de fevereiro de 2023 


Candidaturas:
1.ª Fase:​ até 16 de dezembro 2022
2.ª Fase: até 27 de janeiro 2023


Horário: 
6.ªs feiras - 18h30 às 21h30
Sábados - 10h00 às 13h00


Duração do programa:
95 horas presenciais
15 ECT

Descrição do Programa


Nas últimas décadas o jornalismo desportivo ganhou uma importância acrescida no ecossistema mediático, ocupando um tempo de antena significativo nas rádios e nas televisões, preenchendo um elevado número de páginas nos jornais e representando uma percentagem relevante dos conteúdos disponibilizados nos portais informativos online. Concomitantemente, a relação entre o desporto de competição e os media continuou a estreitar-se, fruto dos avanços tecnológicos que tornaram alguns desportos globais, com consequências no plano das receitas e no modo como o desporto é rececionado pelas audiências. Tornou-se “quase impossível imaginar o desporto sem o olho humano, conjugado com a repetição; sem o slow motion e sem múltiplas perspetivas, acompanhadas da voz dos comentadores desportivos” (Rowe, 2004: 13)1. Na prática, a cobertura mediática do fenómeno desportivo tem vindo a focar-se nas incidências que ocorrem durante as provas, nos resultados, nos recordes, em peças de lançamento ou rescaldo de jogos, em debates pré ou pós-match e em entrevistas aos protagonistas, produzindo conteúdos que conjugam a dimensão informativa com o entretenimento. 

Tendo presente uma certa prevalência do sportainment na atualidade, a Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo visa habilitar os formandos para uma atuação eticamente enformada neste contexto, sem esquecer a importância de um escrutínio público do desporto enquanto dimensão da vida coletiva. Ao jornalismo desportivo exige-se que mantenha, como princípio essencial do seu trabalho, um rigor que não pode ser suspenso em nome da emoção própria do desporto. Exige-se-lhe também que mapeie interações entre o desporto e o mundo envolvente e, como disciplina de verificação de factos, exerça o papel de watchdog do funcionamento de negócios e interesses que gravitam em torno do fenómeno desportivo. Em síntese, os jornalistas de desporto devem informar sobre a prática desportiva, mas também sobre a forma como o desporto é gerido, as suas vertentes económicas e empresariais e eventuais práticas lesivas do interesse coletivo. 

A Pós-graduação é constituída por nove módulos, três master classes, uma mesa-redonda, três sessões de apoio à elaboração dos trabalhos finais e uma sessão de apresentação dos projetos dos estudantes. Ao longo do curso os formandos desenvolvem um conhecimento aprofundado dos contextos e modos de funcionamento das organizações noticiosas, das práticas jornalísticas em diferentes meios e das tendências da cobertura jornalística em desporto. Paralelamente, formam uma consciência crítica sobre o papel do jornalismo desportivo no contexto da função social da atividade jornalística.  

Eventos Relacionados