Titulares de Outros Cursos Superiores


Podem candidatar-se, ao abrigo deste concurso, os candidatos que cumpram cumulativamente as seguintes condições:

  1. Tenham frequentado o ensino superior, português ou estrangeiro, e que sejam titulares de um grau de bacharel, licenciado, mestre ou doutor;
     
  2. Não estejam abrangidos pelo Estatuto Estudante Internacional.

 

Calendário de candidaturas 2025/2026
 

1.ª Fase

2.ª Fase
  • Candidaturas: 1 de abril a 13 de maio
  • Resultados: 20 de maio
  • Matrículas: 21 a 27 de maio
  • Candidaturas: 20 de maio a 30 de junho
  • Resultados: 8 de julho
  • Matrículas: 8 a 11 de julho

 

Documentação necessária para candidatura
 

  • Fotografia (tipo passe);
  • Documento de identificação;
  • Certificado de habilitações;
  • Carta de motivação.


Notas
No momento da candidatura apenas são exigidas digitalizações dos documentos originais.
O candidato deverá apresentar os documentos exigidos para a candidatura legalizados/autenticados:

  • no país de origem, para os países que aderiram à Convenção de Haia (de 5 de outubro de 1961, ratificada pelo Decreto-Lei n.º 48450, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, n.º 148, de 24 de junho de 1968);
  • embaixadas ou serviços consulares de Portugal no país estrangeiro a que a habilitação diz respeito;
  • embaixadas ou serviços consulares dos países estrangeiros em Portugal onde foram obtidas as habilitações (informe-se previamente junto das entidades sobre se existe esta opção);
  • nos países onde não existe representação diplomática portuguesa ou que não aderiram à Convenção de Haia, a legalização/autenticação será efetuada, consoante os casos, pela entidade oficial do país de origem competente para efeito (por exemplo, Ministério dos Negócios Estrangeiros ou Ministério da Justiça).

Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa, francesa ou italiana, deve ser entregue a respetiva tradução para a língua portuguesa, efetuada nos termos previstos na lei notarial.

 

Creditação/Equivalência
 

Os candidatos admitidos podem solicitar a atribuição de equivalências e respetivos créditos ECTS, correspondentes às unidades curriculares em que tenham obtido aprovação em outros cursos superiores.

Às disciplinas a que seja atribuída equivalência são reconhecidos os créditos ECTS previstos no plano curricular da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

 

Processo de Candidatura
 

1.º Passo – Inicie a sua candidatura online selecionando "Detentor de Licenciatura" AQUI

Preencha os seus dados pessoais, selecione o programa a que pretende candidatar-se e anexe todos os documentos obrigatórios.*

* Todos os documentos deverão ser submetidos em formato PDF.

Os originais dos documentos submetidos, deverão ser apresentados na Secretaria Escolar até 15 de outubro do ano da candidatura, sob pena de anulação de inscrição e não havendo lugar a qualquer reembolso de valores pagos até essa data. Os documentos devem ser apresentados na sua versão original ou em cópia autenticada.

 

2.º Passo – Pagamento da taxa de candidatura

Após preencher a candidatura e anexar os documentos necessários deverá efetuar o pagamento da taxa de candidatura (175.00€* - valor não reembolsável). Atenção que a candidatura apenas será considerada completa após pagamento da taxa.

* Taxa de candidatura para o ano letivo 2025/2026.

 

3.º Passo – Resultados da candidatura

Os resultados serão disponibilizados na Área do Candidato na data prevista, com a indicação de “Admitido”, “Não Admitido” ou "Excluído". Deverá aceder a esta área com as credenciais que receberá no final da sua candidatura.

Após a divulgação dos resultados, e em caso de admissão, receberá um e-mail com o procedimento a seguir para efetuar a matrícula.

 

INICIE A SUA CANDIDATURA AQUI

 

Testemunho

Guilherme Brás

Guilherme Brás

"Aqui encontrei um sentido para a minha vocação: a Psicologia."

Próximos Eventos

26
Feb
17:00
07
Maio
14:00