Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora Auxiliar da FCH-UCP, e coordenadora das relações internacionais da FCH, tendo exercido durante 8 anos as funções de Coordenação da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da FCH. É investigadora principal do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC) da FCH-UCP, onde coordena o Grupo de Investigação DIGLIT – Literacia Digital e Mudança Cultural.

As suas áreas de investigação e docência são os media digitais, as comunicações móveis, género e tecnologia, transformação digital e cibercultura. Desde 2017 tem vindo a desenvolver um projeto de investigação sobre a conexão e desconexão ao longo dos estágios de vida, com especial enfoque na relação da morte com o digital, nos direitos digitais, e no impacto do digital no turismo, e na relação com o espaço e o tempo.

Entre as suas mais recentes publicações destacam-se: o artigo “Gendering old age: The role of mobile phones in the experience of aging for women”, IGI (2018); o capítulo de livro: “Gendering the mobile phone: A life course approach”, in Digital Technologies and Generational Identity: ICT Usage Across the Life Course, Routledge (2017); e o livro (2016) “Women Speak: Gendering the Mobile Phone”, UCP.

Livro

Carla Ganito (with Ganito, C.). 2018. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics)
Livro

Gendering the mobile phone: A life course approach

Carla Ganito (with Ganito, C.). 2017. Digital Technologies and Generational Identity: ICT Usage Across the Life Course
Capítulo de Livro

"The Digital Textbook: New Learning Paradigms in Primary Education—A Portuguese Pilot Project"

Carla Ganito 2016. Handbook on Digital Learning for K-12 Schools.
Artigo

Constructing and deconstructing gender in second life

Carla Ganito & Cátia Ferreira (with Ferreira, C.). 2016. International Journal of Sociotechnology and Knowledge Development
Capítulo de Livro

Ganito, C. (2015). ‘A leitura digital em contexto de biblioteca: um enquadramento analítico e prospectivo

Carla Ganito 2015. O Livro, o Leitor e a Leitura Digital.
Livro

Networks of belonging: Interaction, participation and consumption of mediatised content

Carla Ganito, Cátia Ferreira & Patrícia Dias (with Cordeiro, P.). 2013. Audience Transformations: Shifting Audience Positions in Late Modernity
Artigo