No final da UC os estudantes devem: identificar as características da Web 2.0 e e Web 3. para argumentar das suas vantagens e inconvenientes. Construir o suporte digital de uma comunidade de prática a partir de ferramentas da Web 2.0 (wikies, weblogs, portefólios, Mindomo, Skype, entre outras), para a discussão dos temas que lhes serão propostos. Elaborar trabalhos de integração de dificuldade elevada nas ferramentas de uso comuns (apresentações gráficas, processadores de texto, programas de folhas de cálculo) de forma colaborativa, discutindo num fórum o potencial destas ferramentas para uso dentro de uma organização (escolar ou outra). Identificar as possibilidades de interoperabilidade entre diferentes ferramentas no sentido de potenciar o seu uso em estratégias colaborativas de aprendizagem. Identificar estratégias de monitorização da qualidade e eficácia do uso das TIC em ambiente escolar. Conhecer e distinguir diferentes modelos de qualidade e melhoria (CAF, BSC, EFQM).
Tecnologias da Aprendizagem Colaborativa
6 ECTS / Trimestral / Português