E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt
Tel: 217 214 293
Comunicação Cultural e Turística
Mais Informações
Descrição do Programa
A Licenciatura em Comunicação Social e Cultural oferece uma sólida formação teórica articulada com uma formação prática aplicada às diversas áreas de especialização.
Com uma taxa de empregabilidade de 97,6% - a mais alta taxa do país na área (dados oficiais da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência), o programa da Licenciatura está organizado em quatro campos disciplinares que funcionam em articulação, de modo a garantir a inter e transdisciplinaridade, fator que distingue e o curso da FCH no mercado de trabalho.
Na FCH, para além do contacto com os temas e as problemáticas centrais das Ciências da Comunicação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências e adquirir conhecimentos em áreas de relevo para as rotinas profissionais, tais como o Direito, a Economia, a Ética, a História e os Estudos de Cultura.
Aprofunda o conhecimento de línguas
Num mundo marcado pela globalização, o conhecimento de línguas estrangeiras é uma mais-valia para o enriquecimento pessoal e profissional. A Licenciatura em Comunicação Social e Cultural oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar a aprendizagem de dois idiomas permitindo a aquisição de um nível de competência elevado.
Personaliza a tua Licenciatura
Especializa-te numa área de interesse
Enquanto o 1.º ano da Licenciatura é um ano de tronco comum com disciplinas introdutórias dos grandes temas da área da Comunicação, a partir do 2.º ano os alunos poderão encontrar um programa especializado e flexível, podendo escolher uma das quatro áreas de especialização, onde irão abordar os principais temas e práticas profissionais de forma orientada e aplicada.
Disciplinas Optativas
Como complemento da formação teórica e prática oferecida e de forma a promover a inter e transdisciplinaridade, os alunos podem optar por frequentar disciplinas lecionadas numa outra área de especialização que tenham interesse, assim como outras disciplinas lecionadas em outros cursos de licenciatura da Faculdade de Ciências Humanas ou outras faculdades da Universidade Católica Portuguesa ou ainda em universidades estrangeiras que os alunos frequentem durante o período de intercâmbio.
Porquê Comunicação Cultural e Turística?
As Indústrias Culturais e Criativas são hoje encaradas como um dos sectores principais para o desenvolvimento do emprego e da riqueza de um país. A par dos artistas, é necessário formar profissionais com perfil adequado para a gestão da comunicação das estruturas de alto nível que respondam aos objetivos de Portugal nestas áreas de negócio e atuação.