Nuno Goulart Brandão

Professor Associado

Bio

Doutorado em Sociologia da Comunicação, Cultura e Educação pelo ISCTE-IUL (2005); Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL (2002); e com uma Pós-Graduação e Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade pelo INP (1991). Autor e co-autor de diversas publicações e artigos científicos. Professor Universitário desde 1992, é Professor Associado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa; desde julho de 2019 é coordenador da EPG – Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da FCH; e desde outubro de 2016 é Membro Investigador do CECC – Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da FCH, na linha de investigação - Media Narratives . As suas principais áreas de investigação centram-se na comunicação estratégica e nos estudos televisivos. Representa a FCH como Membro Fundador nas atividades do OCI - Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa. Foi ainda durante vinte anos (1985-2004) profissional de televisão na RTP onde exerceu diversos cargos e de estrutura em áreas como produção, realização, relações públicas, marketing e gestão de programação televisiva, bem como foi um dos coordenadores gerais do Projeto Fénix de reestruturação do operador de Serviço Público de Rádio e Televisão em Portugal.

Artigo

Understanding the role of IKEA Portugal’s brand values in shaping the purchase decisions of millennial consumers

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2024. Comunicação e Sociedade
Outras

A comunicação interna na cultura geracional da Siemens Portugal

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2022. XVII Congresso Ibero-Americano de Comunicação: Comunicação, Identidades e Diálogo na Cidade Mediatizada, Porto, Portugal, 26/10/22
Artigo

As atitudes e comportamentos decorrentes da acção das campanhas de desnutrição em crianças realizadas pela ONG SD junto da população do distrito de Monapo - Nampula

Nuno Goulart Brandão (with Neusa da Silva Pereira). 2022. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento
Artigo

A influência da percepção do valor da marca no processo de decisão de escolha

Nuno Goulart Brandão (with Ana Domingas). 2021. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento
Capítulo de Livro

Campanha de comunicação em saúde - estudo de caso

Nuno Goulart Brandão (with Patricia Cardoso). 2021. Comunicação, violências e transições
Artigo

Campanha de comunicação em saúde - estudo de caso: a pele que tenho em mim da Novartis Farma

Nuno Goulart Brandão 2021. Comunicação, Violências e Transições
Capítulo de Livro

O jornalismo televisivo e as notícias dos telejornais - ética, responsabilidade e convergência mediática

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2021. Televisão e novos meios
Artigo

O papel dos líderes de equipa para a comunicação interna nas organizações - estudo de caso IKEA Loures

Nuno Goulart Brandão 2021. Comunicação, Turismo e Cultura, Edição: SOPCOM
Artigo

«A informação televisiva como fonte de cultura na sociedade - estudo de caso: o Telejornal da RTP1»

Nuno Goulart Brandão 2021. Comunicação, Turismo e Cultura, Edição: SOPCOM
Outras

A informação televisiva como fonte de cultura na sociedade – estudo de caso: o Telejornal da RTP1

Nuno Goulart Brandão 2019. XI Congresso SOPCOM
Outras

Campanha de comunicação em saúde – estudo de caso: A pele que tenho em mim da Novartis Farma

Nuno Goulart Brandão 2019. XVI Congresso IBERCOM
Artigo

Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva

Catarina Duff Burnay & Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2019. Media & Jornalismo
Artigo

Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção

Nuno Goulart Brandão 2019. Revista Media & Jornalismo – Publicidade: teorias, métodos e práticas
Outras

O jornalismo nos telejornais da televisão generalista portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2019. Conferência «Televisão e Novos Meios - Produção e Público: Assincronias
Outras

O papel dos líderes de equipa para a comunicação interna nas organizações – estudo de caso IKEA Loures

Nuno Goulart Brandão 2019. XI Congresso SOPCOM
Artigo

A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizações

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2018. Media & Jornalismo
Artigo

A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizações

Nuno Goulart Brandão 2018. Revista Media & Jornalismo - Comunicação Estratégica institucional e Organizacional
Capítulo de Livro

A dimensão estratégica da comunicação interna nas organizações

Nuno Goulart Brandão 2018. Desafios da Comunicação no Século XXI
Artigo

A perceção do impacto social da marca como um fator de decisão de compra

Nuno Goulart Brandão 2018. REID – Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, número temático alusivo a «Ciência, tecnologia e Inovação: cenários, morfologias e desafios», Vol. 2, Nº 9, Edição: UCM – Universidade Católica de Moçambique, ISSN 2310 – 0036, pp. 84-99;
Artigo

Comunicação Digital e Identidade Responsável: um estudo do papel das relações públicas através dos temas de comunicação digital da Delta Cafés

Nuno Goulart Brandão 2018. Comunicação, Diversidade e Tolerância, Livro de Anais, XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação
Artigo

O contributo do marketing relacional na perceção da criação de valor na decisão de compra de uma marca

Nuno Goulart Brandão 2018. in REID – Revista Eletrónica de Investigação e Desenvolvimento, número temático alusivo a «Ciência, Tecnologia e Inovação: cenários, morfologias e desafios», Vol. 2, Nº 9, Edição: UCM – Universidade Católica de Moçambique, ISSN 2310 – 0036, pp. 74-83
Artigo

O papel estratégico da comunicação interna na transmissão dos valores da identidade e cultura da ComOn Group

Nuno Goulart Brandão 2018. Revista de Comunicação Pública
Outras

Comunicação 2.0 e Identidade Responsável: um estudo do papel das Relações Públicas através dos temas de comunicação digital da Delta Cafés

Nuno Goulart Brandão 2017. XV Congresso IBERCOM
Outras

A comunicação interna em rede geradora de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2016. Atas do XI Congresso da LUSOCOM – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicación
Capítulo de Livro

A comunicação interna em rede geradora de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet do Grupo PT

Nuno Goulart Brandão 2016. Actas do XI Congresso da LUSOCOM – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação
Outras

A Comunicação Organizacional em Contextos de Crise

Nuno Goulart Brandão 2016. Doutoramento em Ciências da Comunicação da UCM – Universidade Católica de Moçambique, Faculdade de Educação e Comunicação, Nampula
Outras

A Comunicação Organizacional em Contextos de Crise

Nuno Goulart Brandão 2016. Universidade Católica de Moçambique - Faculdade de Educação e Comunicação
Artigo

A Justiça Portuguesa e a Sociedade da Informação: os sistemas de informação do Ministério Público

Nuno Goulart Brandão 2016. IBER – International Business and Economics Review
Outras

Os Media e o Território Televisivo

Artigo

A Comunicação em Rede como veículo de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – estudo de caso: A Intranet do Turismo de Portugal I.P

Nuno Goulart Brandão 2015. Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 5
Capítulo de Livro

A Comunicação Interna e o Intra-Empreendedorismo

Nuno Goulart Brandão 2015. Relações Públicas e Comunicação Organizacional – desafios da globalização - V Volume
Capítulo de Livro

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2015. Comunicación Actual
Outras

Relações Públicas e Comunicação Organizacional – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2015. Escolar Editora
Capítulo de Livro

«A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita»

Nuno Goulart Brandão 2015. Comunicación Actual: Redes Sociales y lo 2.0 y 3.0
Artigo

A Comunicação em Rede como veículo de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – estudo de caso: A Intranet do Turismo de Portugal I.P.

Nuno Goulart Brandão 2014. IBER – International Business and Economics Review
Outras

A comunicação interna em rede geradora de participação e envolvimento dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet do Grupo PT

Nuno Goulart Brandão 2014. XI Congresso da LUSOCOM – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicación
Outras

A Comunicação Mediática no desenvolvimento das Organizações

Nuno Goulart Brandão 2014. Encontro de Gabinetes de Comunicação e Imagem de Organizações de Transportes e o seu relacionamento com os Media
Capítulo de Livro

A importância da Comunicação Interna para a motivação e participação em Organizações Positivas

Nuno Goulart Brandão 2014. Gestão de Recursos Humanos – desafios da globalização - IV Volume
Outras

A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet da Danone

Nuno Goulart Brandão 2014. 8 º Congresso da SOPCOM
Outras

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2014. Actas do Congreso CUICIID 2014 – Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad de Hoy
Capítulo de Livro

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. Actas do Congreso CUICIID 2014 – Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad de Hoy: contenidos, investigación, innovación y docência
Capítulo de Livro

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. Comunicación Actual: Redes Sociales y lo 2.0 y 3.0
Outras

A percepção e construção do valor da marca através das plataformas de social media – Estudo de caso: a Marca Dolce Vita

Nuno Goulart Brandão 2014. CUICIID 2014 – Congreso Universitario Internacional sobre la Comunicación en la Profesión y en la Universidad de Hoy: contenidos, investigación, innovación y docência
Outras

Actividade Policial e os Media em Grandes Eventos Desportivos

Nuno Goulart Brandão 2014. Seminário / Mesa Redonda: Investigação em Grandes Eventos e Actividade Policial
Outras

Gestão de Recursos Humanos – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2014. Escolar Editora
Outras

Os Media e a Indústria das Notícias

Nuno Goulart Brandão 2014. Encontro de Gabinetes de Comunicação e Imagem de Organizações de Transportes e o seu relacionamento com os Media
Outras

A construção social da realidade e a procura de conhecimento nos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2013. Jornalismo Televisivo e Cidadania – Democracia, representação e participação: O real (ainda) mora aqui?
Capítulo de Livro

A Ética e a Responsabilidade Social dos Media – sua importância para a construção social da realidade

Nuno Goulart Brandão 2013. Marketing e Comunicação – desafios da globalização
Outras

A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2013. Atas do VIII Congresso da SOPCOM
Capítulo de Livro

A Intranet como veículo dinamizador de comunicação interna e participação activa dos colaboradores nas organizações – Estudo de Caso: A Intranet da Danone

Nuno Goulart Brandão 2013. 8º SOPCOM: "Comunicação Global, Cultura e Tecnologia"
Livro

Casos de Estudo

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2013. Desafios da Globalização
Outras

Casos de Estudo – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Artigo

Da Performance à Produtividade: a influência do clima organizacional

Nuno Goulart Brandão 2013. IBER – International Business and Economics Review
Artigo

Da Performance à Produtividade: a influência do clima organizacional

Nuno Goulart Brandão 2013. in Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 4
Capítulo de Livro

Ética Empresarial

Nuno Goulart Brandão 2013. Excelência Organizacional
Livro

Gestão e estratégia

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2013. Desafios da globalização
Outras

Gestão e Estratégia – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Livro

Marketing e comunicação

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2013. Desafios da globalização
Outras

Marketing e Comunicação – desafios da globalização

Nuno Goulart Brandão 2013. Escolar Editora
Capítulo de Livro

O Comportamento Organizacional como fundamento da Gestão Participativa

Nuno Goulart Brandão 2013. Excelência Organizacional
Artigo

Os New Media como instrumento de Comunicação Política: Estudo de Caso das Eleições Legislativas em 2011 na Península Ibérica

Nuno Goulart Brandão 2013. Revista IBER – International Business and Economics Review, nº 4
Artigo

A socialização e Responsabilidade social dos Media

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2012. Revista Comunicação Empresarial
Capítulo de Livro

As Eleições Legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. Actas do 7 º Congresso SOPCOM
Artigo

As Eleições Legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa», in Actas do 7º Congresso SOPCOM, Universidade do Porto, Faculdade de Letras

Artigo

Estratégias baseadas na Arquitectura e Processo de Compra das Marcas – Estudo de Caso: relação entre a Identidade e a Imagem de Marca AXA

Nuno Goulart Brandão 2012. Revista IBER – International Business and Economics Review, Nº 3
Artigo

Estratégias baseadas na Arquitectura e Processo de Compra das Marcas – Estudo de Caso: relação entre a Identidade e a Imagem de Marca AXA.

Nuno Goulart Brandão 2012. IBER – International Business and Economics Review
Capítulo de Livro

NATO Strategic Communication – The reflection of Crisis in National Newspapers

Nuno Goulart Brandão 2012. The Dialogue Imperative – Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communicat
Artigo

O contexto do Jornal das 8 no âmbito dos telejornais da televisão generalista portuguesa», in Actas do 7º Congresso SOPCOM, Universidade do Porto, Faculdade de Letras

Artigo

O Espectáculo e o Drama Televisivo – uma abordagem sobre a informação televisiva portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. Revista IBER - International Business and Economics Review, Nº 3
Artigo

O Espectáculo e o Drama Televisivo – uma abordagem sobre a informação televisiva portuguesa

Nuno Goulart Brandão 2012. IBER - International Business and Economics Review
Outras

O Valor dos Valores dos Media

Nuno Goulart Brandão 2012. Ciclo de Conferências Um Dia com os Media no INP
Capítulo de Livro

The bidirectional communication and interaction between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica

Nuno Goulart Brandão 2012. The Dialogue Imperative – Trends and Challenges in Strategic and Organisational Communication
Artigo

The bidirectional communication and interaction between Journalist and Press Officer. Case-Study Logica

Nuno Goulart Brandão 2012. Livros LabCom
Outras

«The Election Campaign in the Portuguese Television News», in Congresso Internacional organizado pela IAMCR, Durban, South Africa

Artigo

Gestão de Crises – OTAN: o reflexo da comunicação de crise nos jornais nacionais

Nuno Goulart Brandão 2011. IBER - International Business and Economics Review
Artigo

Gestão de Crises – OTAN: o reflexo da comunicação de crise nos jornais nacionais

Nuno Goulart Brandão 2011. Revista IBER - International Business and Economics Review, Nº 2
Outras

Nato Strategic Communication – The Reflection of Crisis in National Newspapers

Nuno Goulart Brandão 2011. The Dialogue Imperative. Trands and Challenges in Strategic and Organizational Communication Congress - ECREA / OSCS – European Communication Research and Education Association / Organizational and Strategic Communication Section
Outras

O contexto do Jornal das 8 no âmbito dos telejornais da televisão generalista portuguesa», in 7 º Congresso SOPCOM

Outras

Responsabilidade Social em Portugal», Editora Bnomics, Lisboa

Outras

«As eleições legislativas, seus intervenientes e categorias de notícias no espaço de campanha eleitoral nos telejornais da televisão generalista portuguesa, in 7º Congresso SOPCOM

Outras

As Notícias nos Telejornais», Editora Guerra e Paz, Lisboa

Capítulo de Livro

O Jornal 2, da RTP2: apesar de tudo uma Informação de Serviço Público», in Telejornais em Exame, Edições Colibri, Lisboa

Capítulo de Livro

Os Telejornais de Horário Nobre da TVI», in Telejornais no início do Século XXI, Edições Colibri, Lisboa

Outras

), «Os intervenientes nas notícias de política nacional e internacional dos telejornais da televisão generalista portuguesa, in 6 º Congresso SOPCOM

Artigo

A Informação Televisiva

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2009. Jornalismo e Jornalistas
Artigo

As Categorias temáticas das notícias dos telejornais de horário nobre portugueses», in 6º Congresso SOPCOM e Congresso Ibérico, Universidade Lusófona de Lisboa, in Actas do Congresso

Outras

Como está a Europa nos Telejornais Portugueses?

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2009. Livro de Atas do Congresso Internacional de Ciências da Comunicação
Outras

Como está a Europa nos Telejornais Portugueses?», Congresso Internacional de Ciências da Comunicação: Comunicação, Cognição e Media, apresentado na sessão temática de Estudos Televisivos e realizado na Universidade Católica Portuguesa, Fa...

Artigo

Os Intervenientes nas Notícias de Política Nacional e Internacional dos Telejornais da Televisão Generalista Portuguesa, in 6º Congresso SOPCOM e Congresso Ibérico, Universidade Lusófona de Lisboa

Outras

«As categorias temáticas das notícias dos telejornais de horário nobre portugueses», in 6 º Congresso SOPCOM

Outras

«Os telejornais da televisão generalista portuguesa e o papel do Serviço Público de televisão, in Conferência 50 Anos do Telejornal. Entre o passado e o futuro, organizada pelo Centro de Estudos de Ciências Sociais da Universidade do Minho

Outras

Século XXI – Novas Solidariedades e Incertezas», Ed. Lusófonas, Lisboa

Artigo

A Responsabilidade Social da Televisão, Novos Mercados e Incertezas

Nuno Goulart Brandão 2007. Actas do 5 º Congresso SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Artigo

Os Media em Portugal - novos Processos Comunicacionais e de Responsabilidade Social

Nuno Goulart Brandão 2007. Anuário da Comunicação 2005-2006 do Observatório da Comunicação (OBERCOM)
Artigo

O papel da Televisão na Educação e na Construção Social da Realidade

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2006. Ensino superior
Artigo

Os Telejornais – encontros quotidianos com a actualidade e para a construção social da realidade

Nuno Goulart Brandão 2006. Actas do IX Congresso Ibero-Americano de Comunicação (IBERCOM)
Livro

Prime time

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2006. Coleção Media e Sociedade
Outras

Prime Time – do que falam as notícias dos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2006. Casa das Letras
Outras

Os Telejornais da Televisão Generalista Portuguesa

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2005.
Outras

A Televisão Generalista e a Abertura dos Telejornais

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2002.
Artigo

As Categorias Temáticas dominantes nos Telejornais

Nuno Goulart Brandão 2002. Revista Trajectos, Revista de Comunicação, Cultura e Educação, Nº 1, Publicação ISCTE
Outras

O Espectáculo das Notícias – a televisão generalista e a abertura dos telejornais

Nuno Goulart Brandão 2002. Editorial Notícias
Artigo

O Serviço Público de Televisão no Mercado de Cidadãos

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2001. Revista de Televisão «Grande Plano»
Artigo

Em defesa do Serviço Público de Televisão

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 2000. Revista de Televisão «Grande Plano»
Capítulo de Livro

Contribuição dos Arquivos no Serviço Público de Televisão e sua relação na Cultura da Empresa

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). 1999. III Jornadas de Documentação e Arquivo
Capítulo de Livro

A importância da comunicação interna estratégica para a sustentação da identidade, propósito e desenvolvimento da cultura junto dos colaboradores nas organizações

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). Pessoas, cultura e transformação
Outras

Análise da cobertura de notícias internacionais pelo serviço público de televisão no programa 360º da RTP3

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). XII Congresso da SOPCOM
Livro

Fundamentos e intervenção das relações públicas numa visão de comunicação estratégica

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão).
Outras

O impacto do estilo da liderança na comunicação interna desenvolvida no Groupe SEB Portugal

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). Livro de Atas do XIII Congresso da SOPCOM
Outras

O papel estratégico da comunicação interna para o reforço da responsabilidade social interna

Nuno Goulart Brandão (with Nuno Goulart Brandão). Livro de Atas do XII Congresso da SOPCOM: Comunicação e Disrupção