Alunos de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura participam na Bienal de Veneza

Sexta-feira, Abril 26, 2024 - 10:33

Mestrandos e doutorandos em Estudos de Cultura participaram este ano na 60.ª Exposição Internacional de Arte, da Bienal de Veneza, uma das mais famosas e prestigiadas instituições culturais a nível mundial. Entre 22 e 24 de abril, foram 17 os alunos da FCH que puderam visitar os vários projetos em exposição na 60.ª Bienal de Arte de Veneza, a começar pelo projeto artístico “Greenhouse”, de Mónica de Miranda, Sónia Vaz Borges e Vânia Gala, no Pavilhão de Portugal, projeto escolhido para representar oficialmente Portugal na Bienal.

Durante os três dias, os alunos tiveram a oportunidade de realizar visitas às exposições de vários pavilhões, incluindo o Pavilhão do Kosovo, “The Echoing Silences of Metal and Skin”, por Daruntina Kastrati; o Pavilhão do Líbano, “A Dance with her Myth”, por Mounira Al Solh; o Pavilhão de Hãhãwpuá (Brasil), “Ka’a Pûera: nós somos pássaros que andam”, por Glicéria Tupinambá & Tupinambá community, Olinda Tupinambá, Ziel Karapotó; o Pavilhão da Finlândia, “The Pleasures We Choose”, por Pia Lindman, Vidha Saumya, Jenni-Juulia Wallinheimo-Heimonen. Para além destes projetos, houve ainda uma visita às exposições da Pinault Collection: “Ensemble”, por Julie Mehretu; e “Liminal”, por Pierre Huyghe.

Esta visita de estudo foi organizada pelo Lisbon Consortium, rede que aproxima os programas de mestrado e doutoramento em Estudos de Cultura da FCH e várias instituições culturais com sede em Portugal, e contou com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), unidade de investigação e desenvolvimento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

bienal_1
bienal_2