No dia 5 de março, a Professora Randi Charno Levine, antiga Embaixadora dos EUA em Portugal, proferiu a conferência inaugural como Professora Honorária em Arte e Diplomacia para os alunos de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura. A conferência “Art and Diplomacy: Setting the Stage”, explorou a relação entre a arte e a diplomacia, examinando a forma como o envolvimento cultural serve como uma ferramenta poderosa nas relações internacionais, apresentando várias colaborações e projetos no domínio das artes visuais, da música e da diplomacia culinária.
Com base na sua extensa carreira como escritora, curadora e defensora das artes em instituições de prestígio como a National Portrait Gallery, o Metropolitan Museum of Art (MET) e o Museum of Modern Art (MoMA), a Professora Levine discutiu a forma como os objetivos das políticas públicas podem ser articulados com as artes e a cultura.
Durante o ano letivo 2023/2024, os alunos do programa de Estudos de Cultura já tinham experienciado a diplomacia cultural da Professora Levine em primeira mão durante a sua visita à Celebrating Diversity, uma exposição Art in Embassies na sua residência oficial, Casa Carlucci. A exposição mostrou o que a Embaixadora Levine considera ser o melhor da América - a diversidade dos seus cidadãos. Além disso, a Embaixadora foi a força motriz por detrás da Exposição da Cimeira dos Oceanos das Nações Unidas (2022) na Casa Carlucci, bem como da apresentação do projeto Next Level Hip Hop e da promoção do Mês da História Negra em Portugal. Além disso, o seu envolvimento na diplomacia culinária levou a colaborações com chefs locais, refugiados ucranianos e veteranos portugueses.
A palestra suscitou debates interessantes com os alunos sobre a forma como as iniciativas culturais e artísticas podem ser concebidas e executadas através de colaborações com parceiros públicos, privados e do terceiro sector. Os alunos manifestaram um interesse particular nas estratégias para criar confiança nestas redes, especialmente quando se trabalha com indivíduos, grupos e partes interessadas com diferentes experiências. A Professora Levine sublinhou a importância da autenticidade e da abertura ao diálogo como elementos-chave para promover uma diplomacia cultural bem-sucedida.
Esta palestra marcou o início de uma série de aulas pela Professora Levine, que expressou o seu entusiasmo em envolver-se com os alunos e continuar a colaborar num currículo dinâmico concebido para os capacitar nas suas futuras carreiras.

