A Política Social abrange um campo de estudo nuclear para a formação em Serviço Social. A revisão reflexiva sobre diferentes perspetivas em torno dos modernos sistemas de bem-estar social (social welfare systems) bem como dos seus modos de produção, antecedentes e itinerário histórico revela-se essencial para a compreensão do papel social e funções que os Assistentes Sociais vêm exercendo na sociedade contemporânea.
Por outro lado, na sua realidade institucional atual, os Assistentes Sociais exercem predominantemente a sua ação profissional no quadro de organizações públicas e privadas de administração de políticas sociais. Deste modo, o estudo das tendências e linhas de força que atravessam as políticas sociais contemporâneas, revela-se essencial à compreensão do quadro institucional de exercício da profissão, ao conhecimento dos recursos e estratégias disponíveis para o atendimento às necessidades humanas e sociais, ao equacionamento dos efeitos produzidos na vida dos indivíduos e famílias.
A unidade curricular de Política Social I apresenta-se assim como uma disciplina de introdução aos grandes temas e questões da Política Social, articulando-se com a UC de Política Social em Portugal e na União Europeia (lecionada no 2º semestre) que privilegiará as questões da política social em Portugal e no quadro europeu.