Culturas Comparadas na Ásia

6 ECTs / Semestral / Português

A unidade curricular Culturas Comparadas da Ásia pretende fornecer ferramentas teóricas e de análise crítica relativamente ao estudo das respostas culturais que emergem das sociedades asiáticas contemporâneas, face a desafios do mundo global, tais como a migração e deslocamento forçado, reconfigurações profundas do espaço e da paisagem urbana, conflitos étnicos, desastres naturais, mudanças climáticas, destruição ambiental e práticas de desenvolvimento sustentável, crises humanitárias, trauma e mecanismos de reconciliação, entre outras. Para tal, será apresentado e analisado um vasto conjunto de trabalhos do domínio das artes, literatura, arquitetura, cinema e documentário.

Docentes

Tânia Ganito é Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Estudos de Cultura pela…