Professora Isabel Capeloa Gil recebe Doutoramento Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris

Quarta, Novembro 17, 2021 - 11:46

A Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Professora Catedrática da Faculdade de Ciências Humanas, Isabel Capeloa Gil, será agraciada no próximo dia 18 , com o título de Doutora Honoris Causa pelo Institut Catholique de Paris (ICP). Será a primeira mulher a receber a distinção por esta universidade.

“A universidade inquieta. Discurso sobre os tempos de hoje” é o título do discurso a proferir na cerimónia de atribuição das insígnias de Doutor Honoris Causa, e que contemplará uma Laudatio proferida por Cécile Coulangeon, Diretora da Faculdade de Letras do ICP.

O Institut Catholique de Paris, fundado em 1875, é uma das mais prestigiadas universidades francesas. Conhecido como "La Catho", compreende várias faculdades (Teologia e Ciências Religiosas, Direito Canónico, Filosofia, Letras, Ciências Sociais e Económicas, Educação e outras). Entre os Doutores Honoris Causa do ICP contam-se Amartya Sen, René Girard e Jacques Delors.

O grau de Doutor Honoris Causa é atribuído a personalidades eminentes que se tenham distinguido na atividade académica, científica, profissional, cultural, artística, cívica ou política, ou que tenham prestado altos serviços à Universidade, ao País ou à Humanidade.