Gabinete PROTEUS inserido no novo projeto UCP4SUCCESS

Segunda-feira, Novembro 25, 2024 - 14:47

A Universidade Católica Portuguesa lança o UCP4SUCCESS, com o objetivo de promover o sucesso dos estudantes e combater o abandono universitário.

Este lançamento vem alavancar iniciativas da UCP como o Gabinete Proteus, implementado no campus de Lisboa, e coordenado pela Prof. Susana Costa Ramalho, e com a Prof. Joana Carneiro Pinto e Prof. Cátia Branquinho na Equipa Técnica, professoras da área científica de Psicologia da FCH-Católica.

Financiado pela Direção-Geral do Ensino Superior e pelo Plano de Recuperação e Resiliência, o UCP4SUCCESS segue um modelo colaborativo, reunindo docentes e investigadores dos quatro campi da Católica: Lisboa, Porto, Braga e Viseu. 

Com especial foco nos estudantes inscritos pela primeira vez no Ensino Superior, mas pensado para toda a comunidade académica, este projeto engloba um conjunto de seis iniciativas. Entre estas destaca-se a criação de um sistema inteligente para identificar o risco de abandono escolar e o desenvolvimento de um portal interativo com informação e recursos de apoio para estudantes e docentes.

Pretende-se igualmente incentivar estudantes mais experientes a orientar colegas mais novos, social e academicamente, através da Mentoria entre Pares, bem como promover Tutoria por Docentes, oferecendo orientação personalizada.  

Reconhecendo as dificuldades que os estudantes enfrentam na transição para o ensino superior, o projeto prevê premiar o esforço e progresso no primeiro ano de licenciatura, através das Bolsas UCP4SUCCESS. A sexta e última iniciativa está ligada com a promoção de momentos de atividades culturais, fortalecendo também por essa via a integração e a criação de laços entre os alunos.

A fase zero deste projeto, realizada em maio deste ano, partiu da auscultação de estudantes e docentes, no sentido de dar voz às suas necessidades. As próximas etapas do projeto contemplam a apresentação do regulamento e processos de candidatura das Bolsas UCP4SUCCESS, a capacitação de Mentores e o lançamento de atividades culturais nos quatro campi.