Bio

Iolanda Évora é licenciada, mestre e doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (Brasil), investigadora do CEsA – ISEG, Universidade de Lisboa, e Professora do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (MDCI) do ISEG – ULisboa.

As suas áreas de pesquisa incluem as mobilidades africanas contemporâneas, a diáspora cabo-verdiana, as afrodiásporas, as metodologias qualitativas e a psicologia social do trabalho.

É membro do Conselho Africano para o Desenvolvimento de Ciências Sociais (CODESRIA), no Senegal. Co-coordena, em Portugal, o projeto Democracy In Action (2026–2028, HORIZON, UE), integra o projeto International Cooperation Agendas and their Impacts on National Policies: Trends, Changes, and Implications – An Analysis for Cabo Verde (CODESRIA, 2025–2026) e coordenou o projeto Afro-Port, sobre afrodescendência em Portugal (FCT, 2017–2020).

Publicou no livro Black Studies in Europe: An Anthology of Soil and Seeds e organizou a obra Diáspora cabo-verdiana: Temas em debate (e-book, 2016). Co-publicou “Mobilidades contemporâneas no contexto pós-colonial: Mbembe, Glissant e Mattelart” e é coorganizadora da obra The Open Veins of the Postcolonial: Afrodescendants and Racisms (2021), bem como dos livros Diálogos de campo. Pesquisas de campo participativas em debate (e-book, 2022), In Progress: Ciências Sociais e Desenvolvimento em África (e-book, 2016/2024), Trabalho, sociabilidade e geração de rendimento no espaço lusófono (2014), Género e Migrações Cabo-verdianas (2007) e As ciências sociais em Cabo Verde: Temáticas, abordagens e perspetivas teóricas (2015).

Publicou ainda em Movimentos migratórios e relações rural-urbano: estudos de caso em Moçambique (2017), A ciência ao serviço do desenvolvimento? Experiências de países africanos falantes de língua portuguesa (2015) e Os saberes da cura: Antropologia da doença e práticas terapêuticas (2009).

É membro do coletivo Mbongi67.