O evento, que promove anualmente a articulação entre o mundo artístico e o mundo académico, decorrerá, este ano, na Universidade Católica, na Fundação Calouste Gulbenkian, na Central Tejo e no Museu do Oriente, contando com cerca de 100 participantes de 30 diferentes nacionalidades.
![IX summer school for the study of culture](https://fch.lisboa.ucp.pt/sites/default/files/styles/asset_large/public/assets/images/neurohumanities.jpg?itok=Vd3wjIDx)
Entre os oradores principais destaca-se Semir Zeki, prestigiado neurocientista britânico da University College London, um dos fundadores da neuroestética e autor de obras seminais como A Vision of the Brain (1993) e Inner Vision: An Exploration of Art and the Brain (1999). A esta 9.ª edição, Semir Zeki trará uma reflexão sobre a experiência da beleza a partir da neurobiologia.
Fritz Breithaupt, professor da Indiana University Bloomington e especialista na temática da empatia, apresentará a conferência “The Dark Sides of Empathy”, título do seu último livro, publicado em 2019. Será que a empatia pode não ser vantajosa? Será que uns sofrem por causa da empatia de outros? E o que é que isso significa para a nossa convivência social?
Mark Turner, prestigiado professor da Case Western Reserve University, é autor de obras fulcrais na área das ciências cognitivas como Reading Minds: The Study of English in the Age of Cognitive Science (1991), The Way We Think: Conceptual Blending and the Mind’s Hidden Complexities (2002) e The Origin of Ideas (2014). Na Summer School irá refletir sobre as ciências cognitivas, as humanidades e as origens da criatividade.
Péter Forgács, media artist e realizador independente húngaro, cujo trabalho tem sido extensivamente exibido nos vários cantos do mundo, encerra a edição deste ano com uma das suas obras, The Danube Exodus.
A Lisbon Summer School reúne professores, curadores, artistas e jovens investigadores para uma semana de palestras, apresentações, debates e atividades artísticas que pretendem provocar a reflexão sobre a cultura e arte contemporâneas.
A Lisbon Summer School for the Study of Culture é uma iniciativa anual do Lisbon Consortium, programa internacional de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, considerado o 4.º melhor mestrado do mundo na área da Gestão Cultural e Gestão das Indústrias Criativas pelo ranking da Eduniversal.
Ler a notícia no e-cultura.pt aqui.