Licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE)

Gabinete de Comunicação e Marketing - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt

Descrição do Programa

A Faculdade de Ciências Humanas lança a primeira Licenciatura em Filosofia, Política e Economia em Portugal, um curso inovador e interdisciplinar, que permitirá aos estudantes obterem uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas.

Esta é uma das licenciaturas de maior prestígio na Europa e na América do Norte (onde habitualmente é conhecida pela sigla PPE), precisamente pelo enorme interesse na ligação destas três áreas, numa base interdisciplinar que está presente ao longo de todo o curso.

A licenciatura associa o saber pensar ao saber agir e saber fazer. Aliando três áreas do saber, capacita os alunos para uma intervenção ancorada na reflexão crítica.

FILOSOFIA

POLÍTICA

ECONOMIA

Desenvolvimento de pensamento crítico e reflexivo, potenciando uma discussão eticamente sólida sobre os desafios que se colocam às sociedades humanas.

Aquisição de um conhecimento aprofundado sobre as instituições e os processos políticos numa comunidade global.

Compreensão do funcionamento das economias contemporâneas e do papel das instituições e dos agentes económicos.

O ciclo de estudos visa, assim, formar profissionais competentes e eticamente responsáveis com consciência crítica, capazes de responder às grandes questões sociais, políticas e económicas da contemporaneidade a nível global.

Internacionalmente, a Licenciatura em Filosofia, Política e Economia tem sido frequentada por grandes líderes internacionais como Bill Clinton e David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, vencedora de um Prémio Nobel da Paz em 2014.

Gabinete de Comunicação e Marketing - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt