Licenciatura em Filosofia, Política e Economia (PPE)

Descrição do Programa


O primeiro programa PPE em Portugal

A Faculdade de Ciências Humanas lançou em 2021 a primeira Licenciatura em Filosofia, Política e Economia em Portugal, uma das licenciaturas de maior prestígio na Europa e na América do Norte (onde habitualmente é conhecida pela sigla PPE). 

Além do corpo docente altamente qualificado, o programa conta com a colaboração de docentes convidados com elevado prestígio: Vítor Bento (Presidente do Conselho de Administração da SIBS e Professor Catedrático Convidado na FCH-Católica), Paul Weithman (University of Notre Dame) e Robert Sherman (antigo Embaixador dos EUA em Portugal), entre outros.
 

Um curso com passado e futuro

Nascido na Universidade de Oxford em 1920, este curso interdisciplinar alcançou grande reputação e expansão internacional como resultado da excelente capacitação dos seus alunos. A tripla formação em Filosofia, Política e Economia torna os diplomados aptos para uma abordagem ampla e integradora dos desafios que se impõem às sociedades contemporâneas.

Aliando três áreas do saber, o programa fomenta o pensamento crítico para que os graduados possam ser agentes responsáveis na transformação da sociedade. O objetivo é, pois, formar profissionais competentes e eticamente responsáveis, capazes de responder às grandes questões sociais, políticas e económicas da contemporaneidade a nível global.

FILOSOFIA

POLÍTICA

ECONOMIA

Desenvolvimento de pensamento crítico e reflexivo, potenciando uma discussão eticamente sólida sobre os desafios que se colocam às sociedades humanas.

Aquisição de um conhecimento aprofundado sobre as instituições e os processos políticos numa comunidade global.

Compreensão do funcionamento das economias contemporâneas e do papel das instituições e dos agentes económicos. 

A escolha de reputados líderes mundiais

Internacionalmente, a Licenciatura em Filosofia, Política e Economia tem sido frequentada por grandes líderes internacionais como Bill Clinton e David Cameron e, mais recentemente, pela ativista pelos direitos humanos Malala Yousafzai, vencedora de um Prémio Nobel da Paz em 2014.

Outros notáveis:

  • Benazir Bhutto - ex-primeira-ministra do Paquistão
  • Catherine Powell - empresária britânica
  • Danny Alexander - banqueiro britânico
  • Ed Miliband - deputado trabalhista britânico, ex-líder do Partido Trabalhista e ex-secretário de Estado para Energia e Mudanças Climáticas
  • Isaiah Berlin - filósofo
  • Paul W. Frank - Professor de Filosofia e Estudos Judaicos na Universidade de Yale
  • Richard Swinburne - Filósofo
  • Riz Ahmed, britânico - rapper paquistanês, ator e ativista anti-guerra
  • Stephen Breyer - ex-juiz da Suprema Tribunal dos EUA
  • William Hague - político do Partido Conservador britânico

Contactos

Gabinete de Admissões - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@ucp.pt
Tel: 217 214 293

Eventos Relacionados

03
Maio
14:00