Conferência internacional "Captured media"

Segunda-feira, December 5, 2022 - 09:30 a Terça-feira, December 6, 2022 - 18:00

Universidade Católica Portuguesa

Lisboa
Portugal
Ver localização

 

 

Captured Media: Researching Media Systems in and after Transitions

Conferência internacional, 5-6 dezembro 2022, Lisboa

 

O conceito «captured media» tem sido utilizado para designar o sistema dos media em países que transitaram de regimes autoritários para regimes democráticos no final do século XX. Apesar de se tratar de uma realidade que está longe de assumir contornos idênticos, o facto é que as várias democracias jovens têm, de um modo geral, sentido dificuldades na construção de ecossistemas mediáticos fortes e independentes, sendo, ainda hoje, o dia a dia das redações marcado por uma sujeição a situações de autocensura e a pressões tanto de caráter político como económico.

O principal intuito desta conferência é discutir como os sistemas mediáticos têm evoluído desde o estabelecimento da democracia e refletir sobre o modo como as instituições jornalísticas e de media são co-geridas por estruturas políticas e económicas nos países onde não se encontra uma tradição robusta no que respeita à liberdade de imprensa e às garantias fundamentais dos cidadãos. 

O evento será organizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), afeto à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em cooperação com o projeto intitulado «The Media System and Journalism Culture in Bulgaria (A Study in the Light of the Three Models of Media – Politics Relations by Hallin and Mancini)», desenvolvido sob a égide da Veliko Tarnovo University St. Cyril e St. Medhodius e financiado pelo Fundo Nacional da Bulgária para a Ciência (The Bulgarian National Science Fund - BNSF). 

 

Tanto o programa como o formulário de inscrição serão anunciados em breve. 

 

Para mais informações, visite o site: https://capturedmediaconference2022.com