O Programa Mentoring tem como principal finalidade estabelecer uma relação entre alunos finalistas e antigos alunos da FCH, com o intuito de favorecer o intercâmbio de experiências académicas e profissionais entre ambos.

Trata-se de um programa informal em que o papel do Gabinete de Carreiras é definir os perfis dos alunos finalistas e dos alumni, colocando-os posteriormente em contato e apoiando a sua relação.

Com este programa pretende-se que os alunos finalistas possam aproveitar a experiência dos alumni, nos seus diferentes percursos académicos e profissionais, para validarem escolhas já realizadas, mas principalmente para refletirem sobre as suas decisões de futuro.

a. Qual o objetivo do Programa Mentoring?

O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de carreira dos alunos, proporcionando uma experiência de contacto direto com antigos alunos da FCH, referenciados como profissionais de excelência na sua área de atividade.

b. Quem pode candidatar-se ao programa?

Todos os alunos finalistas de licenciatura e mestrados dos cursos da FCH-UCP.

c. Como funciona o processo de seleção?

Sempre que o número de candidatos for superior ao número de vagas, a seleção será feita com base na média das classificações nas disciplinas concluídas até ao momento e no número de créditos dos candidatos.

d. Quem são os mentores?

A rede de mentores da FCH é composta por profissionais de reconhecido mérito, antigos alunos das licenciaturas e/ou mestrados da FCH.

e. Existe algum custo associado ao programa?

Não. O programa é um serviço gratuito da FCH.

f. Quais são as obrigações do mentorando?

  • Comprometer-se a manter, no mínimo, 2 reuniões por semestre;
  • Não faltar às reuniões marcadas sem aviso suficientemente antecipado;
  • Responder aos contactos do mentor o mais rapidamente possível;
  • Responder aos inquéritos de avaliação realizados pelo Gabinete de Carreiras, de forma a que o programa possa ser avaliado e continuamente melhorado.

g. Quais são os meus direitos como mentorando?

  • Ter uma resposta atempada do mentor;
  • Informar o Gabinete de Carreiras de qualquer situação anómala ou desinteresse quer da minha parte quer da parte do mentor.

h. O Programa tem algum tipo de reconhecimento?

Sim. O Gabinete de Carreiras emitirá um certificado de frequência do programa.

i. Quanto tempo dura o programa?

O programa tem a duração de um ano letivo.

j. O que acontece se eu abandonar o programa sem motivo relevante?

A desistência ou o incumprimento dos deveres previstos no regulamento são considerados violações graves, puníveis com a inibição, por um ano, de aceder aos serviços prestados pelo Gabinete de Carreiras (nomeadamente estágios extracurriculares).

l. Tens mais perguntas?

Se tem mais questões pode expô-las, via e-mail, para careeroffice.fch@ucp.pt.