A unidade curricular explora o Jornalismo Digital em cinco dimensões:
- o Jornalismo na Sociedade da Plataforma;
- o Jornalismo digital nos Media tradicionais;
- o Jornalismo digital nos Novos Media;
- o Jornalista: novas práticas e métodos;
- o Jornalismo na Cultura Digital.
A disciplina adota uma perspetiva multidisciplinar – alicerçada nas Ciências Sociais e Humanas, com enfoque nos Estudos dos Media e do Jornalismo. A unidade curricular parte do contexto sociopolítico do Capitalismo de Dados (Chandler e Fuchs, 2019) e da Sociedade da Plataforma (van Djick, Poell e Wall, 2018) para discutir os papéis do Jornalismo enquanto estrutura do diálogo, do conflito, da negociação e do consenso na esfera e no espaço público. No âmbito das democracias contemporâneas e dos papéis normativos do Jornalismo (Christians et al, 2008), a disciplina debate os desafios do Jornalismo digital nos Media Tradicionais. No cenário de Media Life (Deuze, 2011), o qual instituiu novos processos identitários e sociabilidades, reflete-se sobre os dilemas do Jornalismo nos Novos Media. A esfera digital propiciou a emergência de novas práticas, métodos de produção e conteúdos jornalísticos (híbridos de informação, opinião e entretenimento), o que impõe a discussão das dimensões normativas, éticas e estruturais da atividade jornalística. Por fim, numa realidade social na qual o ‘real’ e o ‘digital’ se interpenetram e mutuamente modelam, discute-se o Jornalismo enquanto Cultura, propagador de práticas socioculturais e produtor de conteúdos culturais.