Jasmin Fernandes Rafferty

Aluna do 2.º ano
Comunicação Social e Cultural

“O primeiro ano do curso de Comunicação Social e Cultural proporcionou-me um conhecimento mais profundo sobre as diferentes componentes da Comunicação. O que aprendi nas aulas teóricas foi depois aplicado em trabalhos práticos. No primeiro ano do curso tive a oportunidade de experienciar como é montar uma reportagem e um jornal, e assim perceber melhor como seria trabalhar nesta área da comunicação. Sinto que consegui conciliar o meu lado mais criativo com a literatura das cadeiras. A componente da língua estrangeira é algo de que gosto muito e já pude usar os conhecimentos das aulas na minha viagem ao estrangeiro. Os professores também estão sempre dispostos a esclarecer as minhas dúvidas e penso que isto me ajuda a estar motivada para os estudos. Até agora está a ser uma experiência enriquecedora e penso que é um curso que me vai ajudar a alcançar os meus objetivos no futuro!”

Joana Bettencourt

Aluna do 1.º ano

“Sempre soube que gostava de comunicar e queria seguir esta área. “Mas fazer o quê? Comunicação Empresarial ou Jornalismo?” eram questões com que me debatia e encontrei a resposta na Licenciatura em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica Portuguesa. Isto porque me permite escolher uma área mais especifica, após um ano a explorar as diferentes variantes deste mundo que é a Comunicação.

Decidi, no verão de 2018, participar na Academia Júnior da Faculdade de Ciências Humanas para perceber melhor como funciona a Faculdade e como é o ambiente. Foi a melhor decisão que tomei pois foi após essa semana que percebi a qualidade do ensino na FCH e a preocupação do corpo docente com os alunos - o que me fez não ter mais dúvidas acerca da instituição que iria escolher para prosseguir os meus estudos.

Após um semestre na faculdade confirmo exatamente tudo isto o que acabo de dizer – as turmas com um reduzido número de alunos possibilitam uma relação de bastante proximidade com os professores. As unidades curriculares permitem-nos adquirir uma vastíssima cultura geral, humanista e científica, que é imprescindível para qualquer jornalista. Para além disso, o curso oferece-nos um primeiro contacto com o mundo real; já neste primeiro semestre tivemos a experiência de edição de uma reportagem e de um jornal (com notícias da atualidade). Ainda o facto de estudarmos três línguas permite-nos não só elevar a qualidade na nossa língua materna como também comunicar com falantes de outras línguas, uma enorme mais-valia nesta área.

Tenho a certeza que escolhi o curso certo, o mais completo e com os melhores profissionais, numa Universidade de excelência, que me estimula diariamente, me oferece grandes oportunidades, me ajuda a estabelecer uma vasta rede de contactos e que, com certeza, me acompanhará em todo o meu futuro.”

Madalena Guerra

Aluna do 1.º ano

“Ao terminar o ensino secundário surgiu a pergunta que paira na cabeça de quase todos os estudantes, “E agora?”. Tive conhecimento do curso de Comunicação Social e Cultural na Católica e candidatei-me sem hesitar. Apercebi-me desde o início que tinha feito uma ótima escolha. Na Católica não somos “só mais um aluno”. Os professores conhecem-nos, mostram-se sempre disponíveis para nos ajudar no nosso percurso académico e incentivam o pensamento crítico. Há um muito bom equilíbrio entre prática e teoria e o facto de o primeiro ano abranger várias áreas da comunicação é um fator diferenciador bastante benéfico, uma vez que temos uma melhor perceção da complexidade do mundo comunicacional. Para além do notável corpo docente, o ambiente e interajuda entre colegas é excelente; sentimo-nos em casa. Ainda não tenho a certeza do que fazer a seguir, mas sei que tudo o que aprendi e vou aprender nesta faculdade se vai refletir positivamente na minha vida profissional e também pessoal.”

Miguel Casquinho

Aluno do 1.º ano

“No momento de escolher a universidade, optei pela Faculdade de Ciências Humanas da Católica, e asseguro-vos que não me arrependo. No entanto, como é normal, também tive muitos receios. Afinal de contas, a ida para a universidade é um marco importante na nossa vida.

A FCH revelou-se, desde logo, um ótimo ambiente para começar esta nova etapa. No primeiro dia de aulas pudemos conhecer os nossos colegas mais velhos ao mesmo tempo que conhecíamos a faculdade. A integração foi fácil e no segundo dia de aulas já tinha colegas a quem ir falar de manhã.

Este foi o início de um caminho, a percorrer, no qual tive a oportunidade de conhecer novos amigos, e acima de tudo aprender muito. O ensino que a universidade oferece é apelativo, já que, as cadeiras, por serem teórico-práticas, permitem que o aluno apreenda melhor os conhecimentos aplicando-os em trabalhos práticos. Por outro lado, as turmas de tamanho reduzido propiciam uma maior e melhor interação com os professores que estão sempre dispostos a atender às nossas questões.

Como disse, a licenciatura é um caminho a percorrer, e eu, que ainda vou no início, estou desejoso do que a licenciatura ainda me pode oferecer.”

Vicente Figueira

Aluno do 2.º ano
Comunicação Social e Cultural

“A experiência que tenho vivido neste primeiro ano na FCH, está a ser uma lufada de ar fresco. Este não é o meu primeiro contacto com o ensino superior. Vindo de um ano a estudar numa outra instituição, encontrei na Católica uma perspetiva diferente acerca de como se processam as coisas neste grau de ensino. Aqui mudaram-se essas perspetivas, o ensino é mais aberto e encontrei o balanço que considero ideal entre conteúdos teóricos e práticos. A relação com o corpo docente é mais próxima e tal constitui um dos fatores que demarca esta faculdade das demais. Não sei ainda o que quero fazer no futuro, sei apenas que é no campo da comunicação. Aqui sinto que me estão a ser dadas armas para que, seja o que for que faça, o faça com qualidade.”

Contactos

Gabinete de Marketing e Comunicação - Licenciaturas

E-mail: licenciaturasfch@fch.lisboa.ucp.pt
Tel: 217 214 293