Julia Kristeva recebe doutoramento Honoris Causa pela FCH

Quinta-feira, Outubro 10, 2019 - 18:44
julia kristeva - honoris causa I

A cerimónia de abertura do ano académico 2019/2020 foi marcada pela atribuição do título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Ciências Humanas a Julia Kristeva.

A professora emérita da Universidade Paris Diderot-Paris 7 foi distinguida numa cerimónia presidida pelo magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente, tendo a madrinha sido a Professora Doutora Luísa Leal de Faria, professora catedrática da FCH. O discurso inaugural foi proferido pela Professora Doutora Isabel Capeloa Gil, reitora da UCP.

Autora de mais de 30 obras, traduzidas em mais de 15 línguas, incluindo português, Julia Kristeva é membro titular da Sociedade de Psicanálise de Paris e doutora Honoris Causa de várias Universidades nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Comandante da Legião de Honra, Comandante da Ordem de Mérito e a primeira laureada do Prémio Holberg em 2004, Kristeva foi também premiada com o Prémio Hannah Arendt em 2006 e o Prémio Vaclav Havel em 2008. Fundou em 2008 o Prémio Simone de Beauvoir para a Liberdade das Mulheres.

Julia Kristeva é uma das mais importantes intelectuais da contemporaneidade, tendo o seu trabalho sobre a construção da linguagem poética sido um marco na formação do estruturalismo. Destacou-se ainda no diálogo ecuménico.

Em 2012, foi convidada pelo Cardeal Gianfranco Ravasi para participar no espaço de diálogo entre crentes e não crentes, tendo colaborado na obra O átrio dos gentios – Crentes e não-crentes perante o mundo de hoje.

Foi também oradora no Dia da Reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, que teve lugar em Assis em 2011, onde proferiu a palestra "Alguns princípios para o humanismo do Século XXI", a convite do Papa Bento XVI.

Leia a Laudatio proferida pela madrinha Prof.ª Doutora Luísa Leal de Faria aqui.