Alunos da Licenciatura e de Mestrado da área de Comunicação participam no 5º Congresso dos Jornalistas

Quarta, December 20, 2023 - 16:07

Uma equipa de cinco alunos da Licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do Mestrado em Ciências da Comunicação integrou a redação do 5.º Congresso dos Jornalistas composta por estudantes de todas as instituições de ensino superior com cursos em áreas jornalísticas.

Entre outubro e dezembro de 2023, os estudantes Daniel Basto, Evelina Adam, Inês de Barros Miranda, João Campos e Madalena Moreira receberam formação específica que os preparou para os quatro dias do Congresso, de modo a poderem noticiar (com reportagens e entrevistas) para o site do Congresso, para os media sociais e para uma emissão de rádio.

Para além da atenção aos temas em discussão, os alunos tiveram oportunidade de dar forma a projetos por si apresentados. Foi o caso do podcast de entrevistas “Ossos do Ofício” produzido por Evelina Adam, do 1º ano de Mestrado, e por João Campos, do 2º ano de Licenciatura.

O 5.º Congresso dos Jornalistas, subordinado ao tema “Jornalismo, sempre”, é uma iniciativa aberta a todos os jornalistas e promovida pelo Sindicato dos Jornalistas, pelo Clube de Jornalistas e pela Casa da Imprensa. Este ano, teve lugar no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre os dias 18 e 21 de janeiro.