José Miguel Sardica

Professor Associado com agregação

Doutorado em 2003 pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, é desde 2014 Professor Associado com Agregação da mesma. Docente no Instituto de Estudos Políticos da UCP, membro da Direção da Sociedade Científica da UCP e diretor-adjunto do Programa Interuniversitário de Doutoramento em História (PIUDHist). Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), e consultor de projetos de investigação do CRC-W da FCH e do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da UCP. As suas áreas de investigação e docência são a história portuguesa e internacional dos séculos XIX e XX, nos campos político, institucional, cultural, intelectual e de comunicação/jornalismo. É autor de cerca de 95 capítulos de livros e artigos académicos, e de 16 livros sobre diferentes temas da história portuguesa contemporânea. Apresentou cerca de uma centena de conferências e comunicações em eventos científicos nacionais e também em Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Artigo

Consenso, pacto e reforma na dinâmica política do liberalismo oitocentista português

José Miguel Sardica 2016. Aportes. Revista de Historia Contemporánea

Terminar a Revolução. A política portuguesa de Napoleão a Salazar